Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma árvore que colore os dias frios. Qual será, hein? Descubra, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa)
Com floração entre junho e setembro, o mulungu-do-litoral é uma espécie que enche as cidades de encanto durante os dias mais frios do ano. Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração. Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.
Derivado do grego erythros, o nome “eritrina” significa vermelho, em alusão à cor de suas flores. No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo, sendo o mulungu-do-litoral nativo das regiões sudeste e sul. A árvore de caule espinhento, cuja altura varia entre dois e quatro metros, é típica da Mata Atlântica e pode ser encontrada no Cerrado.
Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico. Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves. O formato peculiar de suas inflorescências faz com que também seja conhecido como eritrina-candelabro.
Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/5960-inverno-florido-ipes-mulungus-e-manacas-colorem-dias-frios>. Publicado em: 30 de junho de 2020. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração.”
A que planta o texto se refere?
Questão 2 – Em “Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.”, a parte destacada:
( ) dá um exemplo.
( ) expõe uma conclusão.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Na passagem “Derivado do grego erythros, o nome ‘eritrina’ significa vermelho, em alusão à cor de suas flores.”, o texto:
( ) corrige.
( ) explica.
( ) complementa.
Questão 4 – Em “No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo […]”, o texto revela:
( ) a quantidade exata de espécies.
( ) a quantidade hipotética de espécies.
( ) a quantidade aproximada de espécies.
Questão 5 – No segmento “[…] pode ser encontrada no Cerrado.”, a expressão sublinhada foi empregada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Observe:
“Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico.”
O termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – O trecho “Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:
( ) “[…] uma espécie que enche as cidades de encanto […]”
( ) “A árvore de caule espinhento […]”
( ) “O formato peculiar de suas inflorescências […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.