Início Série5º ano Interpretação de texto: Ei! Tem alguém aí? – 5º ano

Interpretação de texto: Ei! Tem alguém aí? – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Ei! Tem alguém aí?”. Trata-se de uma deliciosa fábula infantil em que Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Ei! Tem alguém aí?”

O autor do consagrado “O mundo de Sofia” oferece-nos uma deliciosa fábula infantil em que Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre. Os dois logo se entrosam e passam a trocar figurinhas sobre temas muito intrigantes.

    Essa é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta.

    Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas interessantes como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros.

    Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante. […]

Autor: Jostein Gaarder
Ilustrador: Paolo Cardoni
Tradução: Isa Mara Lando
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788585466961/ei-tem-alguem-ai>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre o livro “Ei! Tem alguém aí?”, escrito por:

(     ) Paolo Cardoni.

(     ) Isa Mara Lando.

(     ) Jostein Gaarder.

 

Questão 2 – Releia:  

“[…] uma deliciosa fábula infantil […]”

Identifique o adjetivo que exprime uma opinião nesse trecho:

 

Questão 3 – No segmento “[…] Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre.”, as partes destacadas:

(     ) avaliam os personagens do livro.

(     ) chamam os personagens do livro.

(     ) apresentam os personagens do livro.

 

Questão 4 – Na frase “Os dois logo se entrosam e passam a trocar figurinhas sobre temas muito intrigantes.”, a expressão grifada quer dizer:

(     ) “trocar objetos”.

(     ) “trocar imagens”.

(     ) “trocar informações”.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta.”, o termo sublinhado refere-se ao:

(     ) irmãozinho.

(     ) menino de oito anos.

(     ) pequeno príncipe que parece de outro planeta.

 

Questão 6 – Em “Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também.”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma suposição.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – No trecho “Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas interessantes […]”, o vocábulo “e” indica fatos que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 8 – Observe:

 “Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante.”

 Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário