Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Ei! Tem alguém aí?”. Trata-se de uma deliciosa fábula infantil em que Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Ei! Tem alguém aí? – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ei! Tem alguém aí? – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ei! Tem alguém aí? – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Ei! Tem alguém aí?”
O autor do consagrado “O mundo de Sofia” oferece-nos uma deliciosa fábula infantil em que Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre. Os dois logo se entrosam e passam a trocar figurinhas sobre temas muito intrigantes.
Essa é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta.
Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas interessantes como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros.
Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante. […]
Autor: Jostein Gaarder
Ilustrador: Paolo Cardoni
Tradução: Isa Mara Lando
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788585466961/ei-tem-alguem-ai>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre o livro “Ei! Tem alguém aí?”, escrito por:
( ) Paolo Cardoni.
( ) Isa Mara Lando.
( ) Jostein Gaarder.
Questão 2 – Releia:
“[…] uma deliciosa fábula infantil […]”
Identifique o adjetivo que exprime uma opinião nesse trecho:
Questão 3 – No segmento “[…] Joakim, um menino de oito anos, recebe a visita de Mika, um garoto extraterrestre.”, as partes destacadas:
( ) avaliam os personagens do livro.
( ) chamam os personagens do livro.
( ) apresentam os personagens do livro.
Questão 4 – Na frase “Os dois logo se entrosam e passam a trocar figurinhas sobre temas muito intrigantes.”, a expressão grifada quer dizer:
( ) “trocar objetos”.
( ) “trocar imagens”.
( ) “trocar informações”.
Questão 5 – Na passagem “[…] ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta.”, o termo sublinhado refere-se ao:
( ) irmãozinho.
( ) menino de oito anos.
( ) pequeno príncipe que parece de outro planeta.
Questão 6 – Em “Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também.”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) expõe uma suposição.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – No trecho “Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas interessantes […]”, o vocábulo “e” indica fatos que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 8 – Observe:
“Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.