Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Marina Colasanti. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Marina Colasanti – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Marina Colasanti – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Marina Colasanti – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Marina Colasanti
Marina Colasanti nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara, Etiópia. Viveu sua infância na África. Depois seguiu para a Itália, onde morou por 11 anos. Chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro, onde reside desde então. Entre 1952 e 1956, estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna. Nos anos seguintes, atuou como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista. Ingressou no Jornal do Brasil em 1962, como redatora do Caderno B. Desenvolveu as atividades de cronista, colunista e ilustradora. Foi também editora do Caderno Infantil do mesmo jornal, onde trabalhou por mais de dez anos.
Assinou seções nas revistas: Senhor, Fatos & Fotos, Cláudia, entre outras. Em 1976, ingressou na Editora Abril, e começou a escrever para a revista Nova. Posteriormente, escreveu crônicas para a revista Manchete e para o Jornal do Brasil. Também foi redatora de uma agência de publicidade entre os anos 70 e 80. Sua carreira na televisão foi bem-sucedida. Atuou como entrevistadora e apresentadora na TV Rio, Tupi e TVE.
Em 1968, lançou seu primeiro livro, Eu sozinha; desde então, publicou mais de 30 obras, entre literatura infantil e adulta. Em 1992, saiu seu primeiro livro de poesia, Cada Bicho seu Capricho. Em 1994, ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia por Rota de Colisão (1993) e o Prêmio Jabuti Infantil ou Juvenil por Ana Z, aonde vai você?. Suas crônicas estão reunidas em vários livros […]
Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. […] Além dessas atividades também trabalhou como tradutora do inglês, francês e italiano. É casada com o escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna com quem teve duas filhas: Fabiana e Alessandra.
Disponível em: <https://lpm.com.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro […]”
O texto refere-se:
Questão 2 – De acordo com o texto, Marina Colasanti mora:
( ) na Itália.
( ) no Brasil.
( ) na Etiópia.
Questão 3 – Em “Nos anos seguintes, atuou como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista.”, o termo destacado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 4 – Segundo o texto, Marina Colasanti começou a trabalhar no “Jornal do Brasil”:
( ) em 1958.
( ) em 1962.
( ) em 1976.
Questão 5 – Identifique o primeiro livro lançado por Marina Colasanti:
( ) “Eu sozinha”.
( ) “Cada Bicho seu Capricho”.
( ) “Rota de Colisão”.
Questão 6 – O texto revela que Marina Colasanti recebeu o Prêmio Jabuti em duas categorias diferentes, no ano de 1994. Especifique essa informação:
Questão 7 – No segmento “Além dessas atividades também trabalhou como tradutora do inglês, francês e italiano.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido é:
( ) uma resenha.
( ) uma biografia.
( ) um artigo de opinião.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.