Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave colorida. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma ave colorida – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma ave colorida – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma ave colorida – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Saí-andorinha
Espécie tem ampla distribuição pelo Brasil e “aparece” e “desaparece” em algumas regiões.
Quem não se encanta em ver uma ave colorida? O saí-andorinha (Tersina viridis) é uma dessas espécies que surpreende sempre que aparece. Macho e fêmea se diferem, mas ambos chamam a atenção pelas belas penas. Enquanto ele apresenta um azul-claro vivo e metálico em boa parte do corpo, a parceira é esverdeada.
Há quem confunda, em um primeiro momento, a espécie com outra ave: o saí-azul (Dacnis cayana). De fato, esses parentes se assemelham, mas basta estar atento a alguns detalhes do saí-andorinha para perceber a diferença. O macho tem como marca registrada o ventre esbranquiçado e ainda um estriado em preto entre as penas coloridas e brancas da parte frontal. Além disso, ele apresenta uma máscara negra na face que atinge a região dos olhos e a parte inferior do bico. Já a fêmea não apresenta essa máscara, mas tem, como o par, a barriga esbranquiçada. A diferença é que o estriado é branco também, e não negro.
Essa ave é considerada uma excelente dispersora de sementes e tem ampla distribuição pelo nosso país, porém nem sempre é avistada com facilidade. O melhor momento para encontrá-la é no período de frutificação de algumas árvores.
A espécie costuma “aparecer” e “desaparecer” dos nossos olhares com facilidade e o comportamento dela ainda é pouco conhecido pela ciência. […]
“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/07/20/sons-da-terra-as-misteriosas-aparicoes-do-sai-andorinha.ghtml>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Espécie tem ampla distribuição pelo Brasil e ‘aparece’ e ‘desaparece’ em algumas regiões.”, a que espécie o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “Enquanto ele apresenta um azul-claro vivo e metálico em boa parte do corpo, a parceira é esverdeada.”, o texto:
( ) dá exemplos.
( ) levanta hipóteses.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Releia:
“O macho tem como marca registrada o ventre esbranquiçado e ainda um estriado em preto entre as penas coloridas e brancas da parte frontal.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Identifique o segmento que contém uma opinião:
( ) “[…] ambos chamam a atenção pelas belas penas.”
( ) “De fato, esses parentes se assemelham […]”
( ) “[…] e o comportamento dela ainda é pouco conhecido pela ciência.”
Questão 5 – Segundo o texto, a fêmea do saí-andorinha apresenta estriados brancos:
( ) na face.
( ) no bico.
( ) na barriga.
Questão 6 – De acordo com o texto, o saí-andorinha dispersa sementes com excelência. Em outras palavras, ele:
( ) captura sementes com excelência.
( ) espalha sementes com excelência.
( ) encontra sementes com excelência.
Questão 7 – Na parte “[…] tem ampla distribuição pelo nosso país, porém nem sempre é avistada com facilidade.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No segmento “A espécie costuma ‘aparecer’ e ‘desaparecer’ dos nossos olhares com facilidade […]”, o texto revela fatos:
( ) habituais na vida do saí-andorinha.
( ) efêmeros na vida do saí-andorinha.
( ) ocasionais na vida do saí-andorinha.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.