Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma ave colorida – 5º ano

Interpretação de texto: Uma ave colorida – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave colorida. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Saí-andorinha

Espécie tem ampla distribuição pelo Brasil e “aparece” e “desaparece” em algumas regiões.

    Quem não se encanta em ver uma ave colorida? O saí-andorinha (Tersina viridis) é uma dessas espécies que surpreende sempre que aparece. Macho e fêmea se diferem, mas ambos chamam a atenção pelas belas penas. Enquanto ele apresenta um azul-claro vivo e metálico em boa parte do corpo, a parceira é esverdeada.

    Há quem confunda, em um primeiro momento, a espécie com outra ave: o saí-azul (Dacnis cayana). De fato, esses parentes se assemelham, mas basta estar atento a alguns detalhes do saí-andorinha para perceber a diferença. O macho tem como marca registrada o ventre esbranquiçado e ainda um estriado em preto entre as penas coloridas e brancas da parte frontal. Além disso, ele apresenta uma máscara negra na face que atinge a região dos olhos e a parte inferior do bico. Já a fêmea não apresenta essa máscara, mas tem, como o par, a barriga esbranquiçada. A diferença é que o estriado é branco também, e não negro.

    Essa ave é considerada uma excelente dispersora de sementes e tem ampla distribuição pelo nosso país, porém nem sempre é avistada com facilidade. O melhor momento para encontrá-la é no período de frutificação de algumas árvores.

    A espécie costuma “aparecer” e “desaparecer” dos nossos olhares com facilidade e o comportamento dela ainda é pouco conhecido pela ciência. […]

“Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/07/20/sons-da-terra-as-misteriosas-aparicoes-do-sai-andorinha.ghtml>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Espécie tem ampla distribuição pelo Brasil e ‘aparece’ e ‘desaparece’ em algumas regiões.”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Na passagem “Enquanto ele apresenta um azul-claro vivo e metálico em boa parte do corpo, a parceira é esverdeada.”, o texto:

(     ) dá exemplos.

(     ) levanta hipóteses.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Releia:

“O macho tem como marca registrada o ventre esbranquiçado e ainda um estriado em preto entre as penas coloridas e brancas da parte frontal.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Identifique o segmento que contém uma opinião:

(     ) “[…] ambos chamam a atenção pelas belas penas.”

(     ) “De fato, esses parentes se assemelham […]”

(     ) “[…] e o comportamento dela ainda é pouco conhecido pela ciência.”

 

Questão 5 – Segundo o texto, a fêmea do saí-andorinha apresenta estriados brancos:

(     ) na face.

(     ) no bico.

(     ) na barriga.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, o saí-andorinha dispersa sementes com excelência. Em outras palavras, ele:

(     ) captura sementes com excelência.

(     ) espalha sementes com excelência.

(     ) encontra sementes com excelência.

 

Questão 7 – Na parte “[…] tem ampla distribuição pelo nosso país, porém nem sempre é avistada com facilidade.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No segmento “A espécie costuma ‘aparecer’ e ‘desaparecer’ dos nossos olhares com facilidade […]”, o texto revela fatos:

(     ) habituais na vida do saí-andorinha.

(     ) efêmeros na vida do saí-andorinha.

(     ) ocasionais na vida do saí-andorinha.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário