Início Série5º ano Interpretação de texto: Areias vivas – 5º ano

Interpretação de texto: Areias vivas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre areias vivas. Trata-se dos foraminíferos, seres muito pequenos, que vivem nos mares, nos manguezais, nas baías e nos oceanos. Vamos conhecê-los melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Areias vivas?!

    Areias vivas é o nome popular que os cientistas usam para se referir a seres muito pequenos, que vivem nos mares, nos manguezais, nas baías e nos oceanos. Seres que formam – acredite! – grande parte da areia nos oceanos. […]

    Os foraminíferos são protozoários – seres que têm apenas uma célula, revestida por uma carapaça semelhante à dos siris e caranguejos. Para vê-los, é preciso usar um microscópio de grande aumento, já que eles são muito pequenos. Mas observá-los, pode apostar, é muito interessante. Dá para ver, por exemplo, que eles se locomovem e se alimentam por meio de projeções da sua célula chamadas de pseudópodos – palavra que significa “falsos pés”.

    Eles estão no planeta há cerca de 540 milhões de anos. No mar, têm enorme valor. Além de formarem, com as algas calcárias, grande parte dos sedimentos de origem biológica que existem ali, junto com a lama e os grãos de areia, os foraminíferos servem de alimento para diversos animais, como peixes, moluscos e até para outros foraminíferos. Isso quer dizer que eles fazem parte da cadeia alimentar marinha, uma vez que comem outros seres e são comidos também.

    Ainda no mar, nas áreas de recifes de coral, os foraminíferos também têm papel importante. Tudo porque esses protozoários carregam, dentro das suas carapaças, um monte de algas bem menores do que eles, que os ajudam a se alimentar. Esse tipo de relação é chamado de simbiose e ocorre quando um ser vivo ajuda o outro. Nesse caso especificamente, enquanto os foraminíferos dão às algas casa e proteção, elas, em troca, produzem uma substância que lhes serve de alimento e melhora sua resistência.

    Os foraminíferos se relacionam também com outros seres marinhos. […]

Patrícia Oliveira Silva e Cátia Fernandes Barbosa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 193.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_193.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Para vê-los, é preciso usar um microscópio de grande aumento, já que eles são muito pequenos.”, o texto refere-se aos:

(     ) siris.

(     ) caranguejos.

(     ) foraminíferos.

 

Questão 2 – O segmento “[…] eles se locomovem e se alimentam por meio de projeções da sua célula chamadas de pseudópodos […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “[…] pseudópodos – palavra que significa ‘falsos pés’.”, o travessão assinala:

(     ) um comentário feito pelas autoras do texto.

(     ) uma explicação dada pelas autoras do texto.

(     ) uma conclusão apresentada pelas autoras do texto.

 

Questão 4 – Grife a seguir o termo que retoma os foraminíferos:

“Eles estão no planeta há cerca de 540 milhões de anos.”

 

Questão 5 – Na parte “[…] os foraminíferos servem de alimento para diversos animais, como peixes, moluscos e até para outros foraminíferos.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Em “Isso quer dizer que eles fazem parte da cadeia alimentar marinha, uma vez que comem outros seres e são comidos também.”, a expressão destacada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 7 – Segundo o texto, ocorre a simbiose entre os foraminíferos e as algas, porque:

(     ) os foraminíferos ajudam as algas.

(     ) as algas ajudam os foraminíferos.

(     ) os foraminíferos ajudam as algas e vice-versa.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “[…] seres muito pequenos, que vivem nos mares […]”

(     ) “Mas observá-los, pode apostar, é muito interessante.”

(     ) “[…] os foraminíferos também têm papel importante.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário