Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Diário de Pilar em Machu Picchu. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia o texto sobre ele! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Diário de Pilar em Machu Picchu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Diário de Pilar em Machu Picchu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Diário de Pilar em Machu Picchu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Diário de Pilar em Machu Picchu”
Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba, Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego, desta vez nas montanhas do Peru.
Percorrendo trechos do Vale Sagrado e atravessando uma densa floresta, Pilar e Breno trilham as margens do rio Urubamba e enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo para evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique para sempre em Machu Picchu.
Corajosos, os amigos desbravam os segredos da Cidade Sagrada, ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, vivenciam momentos tão inesquecíveis quanto perigosos, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no quéchua (o idioma dos incas).
Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua, mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais: a partitura do “Samba do Samba”, composto por Pilar e Breno.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um documentário.
Questão 2 – Releia:
“Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba, Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego […]”
Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) ““Preocupados com o desaparecimento do gatinho Samba […]”
( ) “[…] Pilar e seu inseparável amigo Breno embarcam na rede mágica à sua procura […]”
( ) “[…] e entram em mais uma aventura de tirar o fôlego […]”
Questão 3 – Segundo o texto, “Pilar e Breno trilham as margens do rio Urubamba e enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo”. Qual a finalidade dessas ações dos amigos?
Questão 4 – Na passagem “Corajosos, os amigos desbravam os segredos da Cidade Sagrada […]”, o termo destacado:
( ) chama os amigos.
( ) retoma os amigos.
( ) caracteriza os amigos.
Questão 5 – Na parte “[…] conhecem as tradições e lendas da civilização inca […]”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Grife a expressão que indica lugar a seguir:
“[…] vivenciam momentos tão inesquecíveis quanto perigosos, escondem-se nos templos de pedra […]”
Questão 7 – No segmento “[…] aprendem um monte de palavras no quéchua (o idioma dos incas).”, os parênteses contêm:
( ) uma correção.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 8 – Observe:
“Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua, mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.