Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre parques nacionais. Por que eles são tão importantes? Vamos aprender? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os parques nacionais – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os parques nacionais – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os parques nacionais – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que os parques nacionais são importantes?
Os parques nacionais são espaços ao ar livre com potencial para o turismo, geralmente criados em áreas de extraordinária beleza natural. Isso quer dizer que lazer e diversão fazem parte da sua proposta, certo? Sim, mas o grande propósito de espaços como esses é a conservação ambiental.
Devido ao crescimento das cidades e ao desenvolvimento das indústrias, por exemplo, muitas áreas são devastadas. Em outras palavras: árvores são derrubadas, animais morrem ou são retirados de seu habitat, rios e outros cursos d’água são poluídos… Tudo isso quebra o equilíbrio natural do planeta.
Os parques nacionais surgem, então, com o propósito de proteger animais e plantas, ameaçados de extinção ou não, assim como as nascentes dos rios. Isso permite a ocorrência do que biólogos e ecólogos denominam “funções ambientais”.
Tais funções são, na realidade, benefícios que os espaços de conservação podem proporcionar à região onde ele se encontra. Quer alguns exemplos? Então, anote: o controle da temperatura, que resulta da vegetação abundante preservada; o fornecimento de água, que pode vir das nascentes locais; a pesquisa de plantas para fins medicinais; além da proximidade do ser humano com a natureza.
Muita gente que visita parques nacionais só pensa na diversão, nas caminhas pelas trilhas, nos banhos de cachoeira… Nem sabe da grande importância ecológica que esses espaços representam.
Você, que agora conhece um pouquinho do valor desses espaços, pode aproveitar muito melhor sua visita a um parque nacional, especialmente ao se lembrar de que nós, humanos, também somos parte da natureza e precisamos do equilíbrio ambiental para viver.
Paulo Sérgio Maroti. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 227.
Questões
Questão 1 – Identifique, segundo o texto, o grande propósito dos parques nacionais:
( ) o lazer.
( ) a diversão.
( ) a conservação ambiental.
Questão 2 – Em “Devido ao crescimento das cidades e ao desenvolvimento das indústrias, por exemplo, muitas áreas são devastadas.”, o segmento destacado apresenta exemplos de:
( ) causas da devastação de áreas.
( ) condições da devastação de áreas.
( ) consequências da devastação de áreas.
Questão 3 – A passagem “[…] árvores são derrubadas, animais morrem ou são retirados de seu habitat, rios e outros cursos d’água são poluídos…” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No fragmento “Tudo isso quebra o equilíbrio natural do planeta.”, o trecho grifado:
( ) corrige informações.
( ) retoma informações.
( ) complementa informações.
Questão 5 – Releia:
“Os parques nacionais surgem, então, com o propósito de proteger animais e plantas, ameaçados de extinção ou não, assim como as nascentes dos rios […]”
A expressão sublinhada:
( ) indica soma.
( ) introduz uma conclusão.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 6 – Na parte “[…] resulta da vegetação abundante preservada […]”, o texto refere-se:
( ) ao fornecimento de água.
( ) ao controle da temperatura.
( ) à proximidade do ser humano com a natureza.
Questão 7 – No último parágrafo do texto, o autor tem a intenção de:
( ) entreter o leitor.
( ) advertir o leitor.
( ) conscientizar o leitor.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.