Início Série5º ano Interpretação de texto: A pimenta – 5º ano

Interpretação de texto: A pimenta – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a pimenta. Vamos conhecer melhor esse tempero? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

A pimenta

    A capsaicina é o composto químico responsável pela sensação de “ardência” causada pela pimenta. Ela irrita as mucosas do nariz e dos dutos lacrimais, causando coriza e lacrimejamento. O composto também tem efeito dilatador, o que provoca o avermelhamento da face.

    A capsaicina é insolúvel em água. Por isso, a sensação de ardência não é aliviada com a ingestão do líquido. O iogurte ou o leite, no entanto, são capazes de abrandar o efeito da pimenta. O motivo é que eles possuem uma proteína chamada caseína, capaz de absorver a capsaicina da pimenta.

    Apesar de, como tempero, se apresentar em diversas cores e formatos, a pimenta vem de uma única planta. A cor depende do grau de maturação do fruto da pimenteira.

    A pimenteira é uma planta nativa da Índia. Lá, as pimentas são usadas na cozinha há cerca de 2000 anos.

Marcelo Duarte.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br>. (Com cortes e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Ela irrita as mucosas do nariz e dos dutos lacrimais, causando coriza e lacrimejamento.”

 Nessa passagem, o texto refere-se à:

(     ) caseína.

(     ) pimenta.

(     ) capsaicina. 

 

Questão 2 – Segundo o texto, a sensação de ardência causada pela capsaicina “não é aliviada com a ingestão do líquido”, pois ela:

(     ) “tem efeito dilatador”.

(     ) “é insolúvel em água”.

(     ) “provoca o avermelhamento da face”.

 

Questão 3 – No segmento “O iogurte ou o leite, no entanto, são capazes de abrandar o efeito da pimenta.”, o verbo sublinhado quer dizer:

(     ) “eliminar”.

(     ) “amenizar”.

(     ) “aumentar”.

 

Questão 4 – Em “O motivo é que eles possuem uma proteína chamada caseína, capaz de absorver a capsaicina da pimenta.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 5 – No fragmento “Apesar de, como tempero, se apresentar em diversas cores e formatos, a pimenta vem de uma única planta.”, o vocábulo “e” exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – Em “A pimenteira é uma planta nativa da Índia.”, a expressão grifada indica:

(     ) origem.

(     ) matéria.

(     ) especialidade.

 

Questão 7 – Observe:

“Lá, as pimentas são usadas na cozinha há cerca de 2000 anos.”

Esse trecho é:  

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto sobre a pimenta tem a intenção de:

(     ) alertar.

(     ) explicar.

(     ) convencer.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário