Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, explora palavras oxítonas. Vamos analisar essas palavras no texto sobre o Gavião-caramujeiro? Para isso, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
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- Gabarito: Atividade de português: Palavras oxítonas – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis)
O gavião-caramujeiro é parcialmente migratório. Em algumas regiões do Brasil, costuma migrar em resposta às mudanças climáticas e disponibilidade de alimentos. Sua alimentação é composta quase exclusivamente por grandes caramujos aquáticos chamados aruás.
Ocorre em todas as regiões brasileiras onde haja pantanais e alagados, também sendo encontrado nos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Uruguai.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Questões
Questão 1 – Observe:
“Sua alimentação é composta quase exclusivamente por grandes caramujos aquáticos chamados aruás.”
Identifique o vocábulo oxítono acentuado nesse trecho:
Questão 2 – Por que o vocábulo oxítono identificado anteriormente é acentuado?
Questão 3 – No segundo parágrafo do texto, foi empregado o vocábulo oxítono “também”. Informe a regra que rege a acentuação desse vocábulo:
Questão 4 – Grife a palavra oxítona acentuada a seguir:
“[…] sendo encontrado nos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Uruguai.”
Questão 5 – A palavra oxítona grifada acima é acentuada porque:
( ) termina em “a”.
( ) termina em “e”.
( ) termina em “o”.
Questão 6 – Pode-se concluir que uma palavra oxítona tem:
( ) a última sílaba como tônica.
( ) a penúltima sílaba como tônica.
( ) a antepenúltima sílaba como tônica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.