Início Série5º ano Interpretação de texto: Golfinhos – 5º ano

Interpretação de texto: Golfinhos – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os golfinhos. Eles são capazes de aprender uns com os outros e de transmitir esses conhecimentos por gerações. Vamos descobrir mais curiosidades a respeito desses animais? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Curiosidades sobre golfinhos

    Os golfinhos são capazes de aprender uns com os outros e de transmitir esses conhecimentos por gerações. Têm uma cultura própria, com diferentes grupos de golfinhos exibindo comportamentos e vocalizações distintas.

    Eles não podem dormir profundamente porque precisam subir à superfície para respirar. Para contornar isso, dormem com um hemisfério cerebral de cada vez, como se ficassem em transe, cochilando, mas de certa forma em alerta.

    Os golfinhos são conhecidos pelo “riso” contagiante. Produzem uma série de sons agudos, que podem ser interpretados como um sinal de alegria ou excitação.

    Esses belos animais são conhecidos por serem brincalhões e curiosos, frequentemente interagindo com humanos e outros animais. Têm sido observados surfando em ondas, saltando atrás de barcos e exibindo outras formas de comportamento lúdico.

    Os olhos dos golfinhos são posicionados nas laterais de sua cabeça, permitindo que eles tenham uma visão de 360 graus ao seu redor.

    São ativos durante a noite, assim como durante o dia, e têm uma capacidade incrível de enxergar no escuro.

    São conhecidos por ajudar outros golfinhos que estejam doentes ou feridos, apoiando-os à superfície da água para que possam respirar.

    Frequentemente usam objetos como algas, conchas e esponjas para brincar e comunicar, passando-os entre si como um tipo de objeto simbólico.

    Os sons dos golfinhos-nariz-de-garrafa podem ser detectados por outros golfinhos a mais de 20 km de distância, mas são afetados pela poluição sonora oceânica.

Thaís Pimenta.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Os golfinhos são capazes de aprender uns com os outros e de transmitir esses conhecimentos por gerações.”, o texto revela fatos sobre os golfinhos que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 2 – Segundo o texto, os golfinhos “não podem dormir profundamente”. Aponte o motivo:

(     ) “produzem uma série de sons agudos”.

(     ) “precisam subir à superfície para respirar”.

(     ) “dormem com um hemisfério cerebral de cada vez”.

 

Questão 3 – No segmento “[…] como se ficassem em transe, cochilando, mas de certa forma em alerta.”, a palavra “como”:

(     ) indica modo.

(     ) aponta um exemplo.

(     ) introduz uma comparação.

 

Questão 4 – Na parte “Esses belos animais são conhecidos por serem brincalhões e curiosos […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião. Assinale-o:

(     ) “belos”.

(     ) “brincalhões”.

(     ) “curiosos”.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo usado para retomar:

“[…] permitindo que eles tenham uma visão de 360 graus […]

 

Questão 6 – O trecho “Frequentemente usam objetos como algas, conchas e esponjas para brincar e comunicar, passando-os entre si como um tipo de objeto simbólico.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – Observe:

“Os sons dos golfinhos-nariz-de-garrafa podem ser detectados por outros golfinhos a mais de 20 km de distância […]”

O termo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “controlados”.

(     ) “identificados”.

(     ) “acompanhados”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário