Início Série4º ano Interpretação de texto: O lobo e o cão magro – 3º ano e 4º ano

Interpretação de texto: O lobo e o cão magro – 3º ano e 4º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O lobo e o cão magro.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

O LOBO E O CÃO MAGRO

    Um Lobo rondando perto de uma aldeia uma noite encontrou um Cão. Acontece que era um Cão muito magro e ossudo, e Mestre Lobo teria torcido o nariz para uma comida tão escassa se não estivesse com mais fome do que o normal. Então ele começou a se aproximar, enquanto o Cão se afastava.

    – Deixe-me lembrar a Vossa Excelência, – disse o Cão, suas palavras interrompidas de vez em quando, ao se esquivar de um estalar de dentes do Lobo – como seria desagradável me comer agora. Olhe para minhas costelas. Não sou nada além de pele e osso. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa em particular. Em poucos dias, meu mestre dará uma festa de casamento para sua única filha. Você pode imaginar o quão fino e gordo eu crescerei com as sobras da mesa. Então será a hora da sua refeição.

    O Lobo não pôde deixar de pensar em como seria bom ter um Cão gordo para comer em vez do objeto esquelético diante dele. Então ele foi puxando o cinto e prometendo voltar.

    Alguns dias depois, o Lobo voltou para a festa prometida. Ele encontrou o Cão no quintal de seu dono e pediu que ele saísse e fosse sua refeição.

    – Senhor – disse o Cão, com um sorriso – ficarei honrado em ser sua refeição. Estarei fora assim que o porteiro abrir a porta.

    Mas o “porteiro” era um enorme Cão que o Lobo sabia, por experiência dolorosa, ser muito cruel com os lobos. Então ele decidiu não esperar e saiu correndo o mais rápido que suas pernas permitiam.

 

Questões

1)  Qual é o título do texto?

R:

 

2)  Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)  Quais são os personagens principais da história?

R:

 

4)  Por que o Lobo torceu o nariz?

R:

 

5)  O que o Cão sugeriu ao Lobo?

R:

 

6)  Quando o mestre dará uma festa de casamento para sua filha?

R:

 

7)  Qual foi a reação do Lobo a proposta do Cão?

R:

 

8)  O que aconteceu quando o Lobo apareceu na festa?

R:

 

9)  O que o Lobo sabia sobre o “porteiro”?

R:

 

10)     Faça uma ilustração da história:

 

 

Por Acessaber

Deixe um Comentário