Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre pregos na cerca. Vamos ler o reflexivo texto? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pregos na cerca – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pregos na cerca – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pregos na cerca – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pregos na cerca
Havia um menino que tinha um temperamento difícil.
Seu pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que, a cada vez que perdesse a paciência, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.
No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos na cerca.
Então foi diminuindo gradualmente.
Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu mais a paciência.
Contou isso a seu pai, que sugeriu que agora o menino tirasse um prego da cerca para cada dia que ele conseguisse conter seu temperamento.
Os dias foram passando e o menino pôde finalmente contar a seu pai que não havia mais pregos na cerca.
O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse:
— Você fez bem, meu filho, mas veja os buracos na cerca… A cerca nunca mais será a mesma. Quando você fala as coisas com ódio, elas deixam cicatrizes como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e tirá-la. Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá.
Autoria desconhecida. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-12-18/pregos-na-cerca.htm>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Seu pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que, a cada vez que perdesse a paciência, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 2 – No segmento “Então foi diminuindo gradualmente.”, a palavra grifada quer dizer:
( ) “aos poucos”.
( ) “com rapidez”.
( ) “de maneira inesperada”.
Questão 3 – Na passagem “Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca.”, a expressão “do que”:
( ) indica uma condição.
( ) introduz um exemplo.
( ) inicia uma comparação.
Questão 4 – Observe:
“Contou isso a seu pai […]”
O que o menino contou ao pai?
Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que assinala a soma de fatos:
“Os dias foram passando e o menino pôde finalmente contar a seu pai que não havia mais pregos na cerca.”
Questão 6 – Na parte “O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse: […]”, o termo destacado refere-se:
Questão 7 – Em “Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá.”, o pai revela ao filho:
( ) que a ferida é transitória.
( ) que a ferida é passageira.
( ) que a ferida é permanente.
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto tem a intenção de:
( ) fazer refletir.
( ) debater um tema.
( ) anunciar uma descoberta.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.