Início Atividades Interpretação de texto: Queijo de Minas – 2º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Queijo de Minas – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação, direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, explora diversificados recursos linguísticos, utilizados na construção do texto que trata do tradicionalíssimo “queijo de Minas”

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Esse queijo é bom demais, uai!

    O queijo produzido em Minas Gerais é reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e do Estado

    Há quem diga que o queijo de Minas não pode faltar na boa mesa mineira. Um queijo com cafezinho, queijo com goiabada [conhecido como Romeu e Julieta], o pão de queijo ou até complementando um prato requintado, já virou receita garantida em Minas Gerais. O tradicional alimento do estado não perde em nada para os mais aprimorados queijos importados. Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho. São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso. Não é à toa que essa iguaria faz tanto sucesso e já virou patrimônio cultural brasileiro e imaterial de Minas Gerais.

    Desde 2008, o modo típico de preparo dos queijos artesanais da região do Serro e da Serra da Canastra foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    O título apenas comprovou o que os mineiros já sabiam. “O queijo produzido aqui é mesmo o melhor. Eu sou apaixonado por essa delícia. Não existe igual no mundo”, comenta o dono de uma loja de queijos do Mercado Central, Rodrigo Gomes de Oliveira.

    Na loja dele, há queijos de vários tipos. Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra. “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, revela.

    Além de fazer sucesso entre as famílias mineiras, o queijo produzido em Minas Gerais é desejado por quem não mora no estado. Rodrigo conta que já virou tradição levar na bagagem o queijinho de Minas. “Tenho vários clientes que compram aqui para levar para outros estados do Brasil. Um amigo meu abriu uma loja de vinhos em Vitória, no Espírito Santo, e levou alguns queijos daqui da loja para vender lá. O sucesso foi tanto, que hoje ele só vende queijos mineiros”, conta.

    […]

Disponível em: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/. Acesso em: 04/08/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

R:

 

Questão 2 – No trecho, “Esse queijo é bom demais, uai!”, o termo “uai” é um exemplo de:

a) adjetivo

b) interjeição

c) pronome

d) substantivo

 

Questão 3 – Todas as expressões retomam o referente “o queijo de minas”, exceto em:

a) “o tradicional alimento do estado”

b) “essa iguaria”

c) “essa delícia”

d) “ele”

 

Questão 4 – “Em “[conhecido como Romeu e Julieta]”, os colchetes foram utilizados para a inserção de uma:

a) exemplificação

b) observação

c) comparação

d) explicação

 

Questão 5 – Em todas os períodos, ocorre a omissão de um termo da oração, exceto em:

a) “Têm o Canastra, o do Serro, o frescal, o meia-cura, o Minas do tipo padrão, o de coalho.”

b) “São tantas opções que fica até difícil dizer qual é mais gostoso.”

c) “Eu sou apaixonado por essa delícia.”

d) “Segundo o comerciante, o mais vendido é o da região da Canastra.”

 

Questão 6 – Na passagem “O mineiro gosta de queijo de todo jeito, mas o de que todos mais gostam e compram aqui na loja é o tradicional da Canastra”, a conjunção destacada estabelece uma relação de:

a) oposição

b) intensidade

c) adição

d) conclusão

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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