Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Nacional do Iguaçu. Acesso foi liberado após diminuição no fluxo de água no Rio Iguaçu. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Parque Nacional do Iguaçu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Parque Nacional do Iguaçu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Parque Nacional do Iguaçu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Parque Nacional do Iguaçu reabre atrações
Acesso foi liberado após diminuição no fluxo de água no Rio Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, fronteira com a Argentina, continua hoje (17) recebendo turistas, inclusive com o acesso liberado ao mirante da Garganta do Diabo. A passarela tinha sido fechada na última semana, devido ao forte volume de água na vazão das Cataratas do Iguaçu.
A vazão registrada na última quinta-feira (13) foi de 16 milhões e 500 mil litros d’água por segundo, 11 vezes acima da média, que é de 1 milhão e 500 mil litros.
Com a diminuição da vazão, a passarela foi reaberta no sábado. Hoje, a atração continua recebendo turistas. “A vazão da Patrimônio Mundial Natural continua alta, registrando 4 milhões e 800 mil litros por segundo. O maior conjunto de quedas d’água do planeta está deslumbrante e preparado para receber os visitantes”, afirmou a administração do parque, em nota.
Além da passarela que dá acesso ao mirante, todos os atrativos estão liberados ao público. Entre eles, o Macuco Safari – Passeio de barco e selva, o restaurante Porto Canoas e o sobrevoo de helicóptero com a Helisul.
Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/parque-nacional-do-iguacu-reabre-atracoes-apos-reducao-na-vazao>. Acesso em: 17 de outubro de 2022.
QUESTÕES
Questão 1 – Releia:
“A passarela tinha sido fechada na última semana, devido ao forte volume de água na vazão das Cataratas do Iguaçu.”
O trecho destacado revela:
( ) o motivo do fechamento da passarela na última semana.
( ) a finalidade do fechamento da passarela na última semana.
( ) a consequência do fechamento da passarela na última semana.
Questão 2 – O fragmento “A vazão registrada na última quinta-feira (13) foi de 16 milhões e 500 mil litros d’água por segundo […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Em “Hoje, a atração continua recebendo turistas.”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Identifique o segmento que contém uma opinião:
( ) “Com a diminuição da vazão, a passarela foi reaberta no sábado.”
( ) “A vazão da Patrimônio Mundial Natural continua alta […]”
( ) “O maior conjunto de quedas d’água do planeta está deslumbrante […]”
Questão 5 – Observe:
“Além da passarela que dá acesso ao mirante, todos os atrativos estão liberados ao público.”
O fato sublinhado:
( ) explica outro.
( ) soma-se a outro.
( ) contrasta-se com outro.
Questão 6 – Na parte “Entre eles, o Macuco Safari – Passeio de barco e selva, o restaurante Porto Canoas e o sobrevoo de helicóptero com a Helisul.”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) retomar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 7 – No fragmento “Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, com escolha do dia e horário para o passeio.”, o texto:
( ) apela.
( ) critica.
( ) orienta.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.