Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Lewis Carroll. Que tal conhecer a história do autor de Alice no país das Maravilhas? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Lewis Carroll – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Lewis Carroll – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Lewis Carroll – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Lewis Carroll
Charles Ludwidge Dogson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu na Inglaterra em 1832 e morreu em 1898. É o autor de Alice no país das maravilhas, publicado pela primeira vez em 1865, um dos mais fascinantes e misteriosos livros que já foram escritos.
Filho de um pastor anglicano, Carroll teve dez irmãos e cresceu em um ambiente cheio de crianças, onde aprendeu a contar histórias. Seu pai pretendia que ele também se dedicasse à vida religiosa, mas o interesse por geometria, álgebra e lógica fez com que fosse convidado a dar aulas na Universidade de Oxford. Enquanto foi professor, publicou vários livros de matemática e alguns poemas. Nessa época, conheceu Henry Liddell, que veio a ser seu grande amigo. Liddell era pai de Alice, fonte de inspiração para Alice no país das maravilhas.
Por sugestão do escritor Henry Kingsley, Alice foi publicado sem especificar se era destinado para adultos ou crianças. Foi um grande sucesso, e, desde então, essa história consta entre os mais importantes textos da literatura universal, tem sido objeto de filmes, histórias em quadrinhos e álbuns de colecionar que arrebatam as crianças de várias gerações, mas também tem sido lida e estudada por muitos adultos. Já foi traduzida para mais de 30 línguas […]
Além de tratados matemáticos, livros de lógica, adivinhações e jogos, Lewis Carroll ainda escreveu Alice através do espelho, outra história famosa que envolve a mesma personagem em situações, que exploram a linguagem simbólica e mostram os limites dessas formulações, assim como acontece com Alice, ao reclamar da forma repentina de aparecer e desaparecer do Gato: dessa vez, ele desaparece bem devagarzinho, começando pela cauda e acabando pelo sorriso. Alice no país das maravilhas reaviva em crianças e adultos a condição infantil, em que o sonho se confunde com a realidade.
Faleceu em Guilford em 14 de janeiro de 1898.
Disponível em: <https://www.lpm.com.br/site>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre Lewis Carroll, autor de Alice no país das maravilhas. Esse livro teve sua primeira publicação no ano de:
( ) 1832.
( ) 1865.
( ) 1898.
Questão 2 – Na passagem “[…] Carroll teve dez irmãos e cresceu em um ambiente cheio de crianças, onde aprendeu a contar histórias.”, o termo “e” assinala:
( ) fatos sobre Carroll que se somam.
( ) fatos sobre Carroll que se alternam.
( ) fatos sobre Carroll que se contrastam.
Questão 3 – O trecho “Enquanto foi professor, publicou vários livros de matemática e alguns poemas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No fragmento “[…] Alice foi publicado sem especificar se era destinado para adultos ou crianças.”, o verbo destacado quer dizer:
( ) “indicar”.
( ) “controlar”.
( ) “conscientizar”.
Questão 5 – Em “Já foi traduzida para mais de 30 línguas […]”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Observe:
“[…] assim como acontece com Alice, ao reclamar da forma repentina de aparecer e desaparecer do Gato […]”
A expressão grifada:
( ) aponta uma causa.
( ) inicia uma exemplificação.
( ) introduz uma comparação.
Questão 7 – Identifique o segmento que contém uma opinião:
( ) “[…] um dos mais fascinantes e misteriosos livros que já foram escritos.”
( ) “Seu pai pretendia que ele também se dedicasse à vida religiosa […]”
( ) “[…] ele desaparece bem devagarzinho, começando pela cauda e acabando pelo sorriso.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.