Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda verbos no gerúndio. Que tal essa forma nominal no texto sobre o livro Prendedor de sonhos? Então, responda às questões propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Prendedor de sonhos”
Zelito Traquitana era o único inventor daquela cidadezinha. Um dia, remexendo em seus velhos inventos, encontrou a máquina de fabricar sonhos e resolveu consertá-la. Mas, por algum defeito em seu mecanismo, em vez de produzir os seus próprios, a máquina começou a prender os sonhos de toda a população espalhando um clima de desencanto pela cidade.
Autor do livro “Prendedor de sonhos”: João Anzanello Carrascoza. Ilustradora: Juliana Bollini.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.
Questões
Questão 1 – Observe:
“Um dia, remexendo em seus velhos inventos, encontrou a máquina de fabricar sonhos e resolveu consertá-la.”
Identifique o verbo no gerúndio nesse segmento do texto:
Questão 2 – O verbo no gerúndio, identificado na questão anterior, exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 3 – Note que o trecho a seguir foi transcrito sem a vírgula antes do gerúndio. Coloque-a:
“[…] a máquina começou a prender os sonhos de toda a população espalhando um clima de desencanto pela cidade.”
Questão 4 – Cite um verbo no gerúndio com o mesmo sentido do que foi usado no trecho acima:
Questão 5 – Pode-se afirmar que os verbos no gerúndio compõem:
( ) sequências narrativas do texto.
( ) sequências descritivas do texto.
( ) sequências argumentativas do texto.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.