Início Série8º ano Atividade de português: Verbos no gerúndio – 8º ano

Atividade de português: Verbos no gerúndio – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda verbos no gerúndio. Que tal essa forma nominal no texto sobre o livro Prendedor de sonhos? Então, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Prendedor de sonhos”

    Zelito Traquitana era o único inventor daquela cidadezinha. Um dia, remexendo em seus velhos inventos, encontrou a máquina de fabricar sonhos e resolveu consertá-la. Mas, por algum defeito em seu mecanismo, em vez de produzir os seus próprios, a máquina começou a prender os sonhos de toda a população espalhando um clima de desencanto pela cidade.

Autor do livro “Prendedor de sonhos”: João Anzanello Carrascoza. Ilustradora: Juliana Bollini.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Observe:

 “Um dia, remexendo em seus velhos inventos, encontrou a máquina de fabricar sonhos e resolveu consertá-la.”

Identifique o verbo no gerúndio nesse segmento do texto:

 

Questão 2 – O verbo no gerúndio, identificado na questão anterior, exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:

(     ) intransitivo.

(     ) transitivo direto.

(     ) transitivo indireto.

 

Questão 3 – Note que o trecho a seguir foi transcrito sem a vírgula antes do gerúndio. Coloque-a:

 “[…] a máquina começou a prender os sonhos de toda a população espalhando um clima de desencanto pela cidade.”

 

Questão 4 – Cite um verbo no gerúndio com o mesmo sentido do que foi usado no trecho acima:

 

 

Questão 5 – Pode-se afirmar que os verbos no gerúndio compõem:

(     ) sequências narrativas do texto.

(     ) sequências descritivas do texto.

(     ) sequências argumentativas do texto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário