Atividade de Português propõe, aos alunos do 9º ano, o estudo do grau diminutivo, por meio da curiosa notícia Esquilo ‘ajudante’ vira atração em restaurante de Monte Verde.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Grau do diminutivo – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Grau do diminutivo – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Grau do diminutivo – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
SUL DE MINAS
Esquilo ‘ajudante’ vira atração em restaurante de Monte Verde
Segundo o gerente do estabelecimento, animal aparece todas as tardes no restaurante; clientes e funcionários gostam das visitas do esquilo, que já é considerado “novo funcionário”
Os funcionários de um restaurante no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, recebem, todas as tardes, a visita de um ajudante diferente: um esquilo. O animal, que é considerado o mascote da cidade, sempre aparece no local para dar uma “mãozinha” na arrumação e já ganhou até status de “novo funcionário”.
Segundo Wilson Gonçalves de Souza, gerente do restaurante, a presença de esquilos é comum no local, pois a área é cercada por três pinheiros carregados de pinhões, que fazem parte da alimentação desses animais.
O gerente conta ainda que os clientes adoram ver o animalzinho passeando pelas mesas. “Mas não pode chegar muito perto, pois ele morde”, alerta Souza.
Disponível em: http://www.otempo.com.br. Acesso em: 11 de julho de 2016.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto lido é:
a) instruir
b) explicar
c) informar
d) divulgar
Questão 2 – Observe:
“ajudante” “novo funcionário” “mãozinha”
Agora, responda: Por que as aspas foram colocadas nessas palavras?
Questão 3 – “O gerente conta ainda que os clientes adoram ver o animalzinho passeando pelas mesas.”
a) A que se refere o termo sublinhado?
b) O uso do diminutivo no contexto acima indica:
( ) afetividade
( ) ironia
( ) espanto
( ) realce
c) Esse diminutivo se encontra na forma:
( ) sintética
( ) analítica
Questão 4 – “[…] a presença de esquilos é comum no local, pois a área é cercada por três pinheiros carregados de pinhões […]”. O sentido da conjunção destacada ficará alterado sensivelmente se for substituído por:
a) visto que
b) porque
c) já que
d) por isso
Questão 5 – “O animal, que é considerado o mascote da cidade, sempre aparece […]”. O segmento em itálico funciona como:
a) adjunto adnominal
b) complemento nominal
c) aposto
d) vocativo
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.