Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o periquito tagarela. Vamos conhecer a história desse periquito? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O periquito tagarela – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O periquito tagarela – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O periquito tagarela – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O periquito tagarela
Os periquitos têm fama de tagarelas. Mas o Peri deixava os outros mudos, com o seu falatório incessante. Era capaz de ficar vinte e quatro horas falando sem parar. Quem tivesse o azar de ser escolhido como ouvinte, não escaparia dele tão cedo. Ao fim de algum tempo, o pobre infeliz estava zonzo de tanta conversa fiada em seus ouvidos.
— Temos de fazer alguma coisa para nos livrar do tormento que o Peri nos causa. —propôs a zebra.
— Isso é muito fácil! — exclamou o Lemurito, que por alguma razão era considerado o melhor de sua turma. — Vamos oferecer-lhe um espelho. Assim ele poderá falar consigo mesmo a toda hora. Ele fica tão empolgado com a conversa, que nem vai perceber que está falando sozinho!
O truque deu resultado. Lá ficou o Peri, no meio de uma clareira do bosque, falando… falando… com a sua própria imagem refletida no espelho.
Já estava assim havia três dias. Não há nada que o deixe mais entusiasmado do que um ouvinte que nunca responde nada. Se continuar assim mais uma semana, correrá o risco de ficar esgotado.
Mas que se há de fazer?
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2002-01-08/o-periquito-tagarela.htm>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Identifique aquele que, de acordo com o texto, “era capaz de ficar vinte e quatro horas falando sem parar”:
( ) o Peri.
( ) a zebra.
( ) o Lemurito.
Questão 2 – O trecho “Quem tivesse o azar de ser escolhido como ouvinte, não escaparia dele tão cedo.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Releia:
“— Isso é muito fácil! — exclamou o Lemurito, que por alguma razão era considerado o melhor de sua turma.”
Quando Lemurito diz “Isso” a que ele se refere?
Questão 4 – Na passagem “Ele fica tão empolgado com a conversa, que nem vai perceber que está falando sozinho!”, o vocábulo grifado introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 5 – Na frase “Não há nada que o deixe mais entusiasmado do que um ouvinte que nunca responde nada.”, o termo sublinhado indica:
( ) tempo.
( ) negação.
( ) intensidade.
Questão 6 – Segundo o texto, a solução para o problema envolvendo o Peri deu o resultado esperado. Aponte o fragmento que confirma isso:
( ) “[…] o pobre infeliz estava zonzo de tanta conversa fiada em seus ouvidos.”
( ) “Assim ele poderá falar consigo mesmo a toda hora.”
( ) “Lá ficou o Peri […] falando… falando… com a sua própria imagem refletida no espelho.”
Questão 7 – No segmento “Se continuar assim mais uma semana, correrá o risco de ficar esgotado.”, a parte destacada expressa:
( ) uma conclusão.
( ) uma suposição.
( ) uma comparação.
Questão 8 – Em “Mas que se há de fazer?”, o texto:
( ) dá uma ordem.
( ) expressa um desejo.
( ) propõe uma reflexão.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.