Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma baleia. Baleia-franca nascida no Brasil é vista nas Ilhas Geórgia do Sul. Vamos saber mais a respeito desse fato tão interessante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Baleia-franca – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Baleia-franca nascida no Brasil é vista nas Ilhas Geórgia do Sul
O mamífero foi visto em área de convergência com a Antártica
Nascida no Brasil em 2002, a baleia-franca foi vista pela primeira vez em uma área de alimentação nas Ilhas Geórgia do Sul, na região de convergência com a Antártica, no Atlântico Sul. A descoberta foi possível, devido ao trabalho conjunto iniciado em 2018 com a Inglaterra. O mamífero foi avistado em janeiro deste ano.
A descoberta foi anunciada nesta semana pela bióloga Karina Groch, coordenadora de pesquisa do Projeto Franca Austral (ProFranca), durante encontro virtual do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira (IWC). Promovido pelos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente, o encontro se estende até o dia 14 de maio próximo.
A baleia-franca foi catalogada com o número B139-02 e reavistada mais duas vezes no Brasil, em 2005 e em 2007, desta vez quando estava com seu primeiro filhote.
De acordo com a bióloga, o número de baleias-francas no país vem crescendo. Ela destacou a necessidade de uma forte ação de conservação para assegurar a sobrevivência e recuperação da espécie, que ainda é considerada ameaçada de extinção, em função da caça intensiva até o início da década de 1970. Dados do projeto revelam que, na Argentina, nos últimos 10 anos, ocorre alta mortalidade de filhotes no ano de nascimento.
Uma nova linha de pesquisa será iniciada e vai abordar as atividades que podem estar impactando a espécie, entre as quais os enredamentos em artefatos de pesca. “No caso da baleia-franca, não causa morte do indivíduo, mas é uma preocupação, porque provoca estresse para o animal e prejuízo para o pescador”. A ideia é encontrar, no médio e longo prazo, uma maneira de minimizar esse prejuízo tanto para o pescador, como para a baleia.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-05/baleia-franca-nascida-no-brasil-e-vista-em-ilhas-georgia-do-sul>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um lugar.
( ) contar uma história.
Questão 2 – Na passagem “A descoberta foi possível, devido ao trabalho conjunto iniciado em 2018 com a Inglaterra.”, o trecho destacado expressa:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 3 – Releia:
“O mamífero foi avistado em janeiro deste ano.”
A que mamífero o texto se refere?
Questão 4 – Segundo o texto, a baleia-franca, “catalogada com o número B139-02”, foi reavistada no Brasil pela primeira vez, no ano de:
( ) 2002.
( ) 2005.
( ) 2007.
Questão 5 – Em “[…] assegurar a sobrevivência e recuperação da espécie […]”, o termo “e”:
( ) indica soma.
( ) indica contraste.
( ) indica conclusão.
Questão 6 – Aponte o segmento que revela um fato futuro:
( ) “[…] o número de baleias-francas no país vem crescendo.”
( ) “[…] na Argentina, nos últimos 10 anos, ocorre alta mortalidade de filhotes […]”
( ) “Uma nova linha de pesquisa será iniciada […]”
Questão 7 – Observe:
“[…] uma maneira de minimizar esse prejuízo tanto para o pescador, como para a baleia.”
O vocábulo grifado quer dizer:
( ) “diminuir”.
( ) “calcular”.
( ) “compensar”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.