Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar as palavras acentuadas no texto Joaninhas? Para tanto, responda às questões propostas!
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Leia:
Joaninhas
Muito fala-se das joaninhas, pequenos insetos da família Coccinellidae, da qual já foram descritas mais de 6.000 espécies. Além de sua beleza e de serem admiradas em muitas culturas como símbolo de boa sorte e fartura, as joaninhas ______ o seu lugar no mundo por outra razão: são predadoras de pulgões, considerados pragas agrícolas e que podem causar sérios prejuízos às plantações (e também de ácaros, pólen e néctar).
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife a seguir o monossílabo tônico acentuado:
“Muito fala-se das joaninhas, pequenos insetos da família Coccinellidae, da qual já foram descritas mais de 6.000 espécies.”
Questão 2 – Acentua-se a palavra, sublinhada no trecho “[…] como símbolo de boa sorte e fartura […]”, porque ela:
( ) é proparoxítona.
( ) é oxítona terminada em “o”.
( ) é paroxítona terminada em ditongo.
Questão 3 – Complete o espaço com “tem” ou “têm”:
“[…] as joaninhas ______ o seu lugar no mundo por outra razão […]”
Questão 4 – Assinale a passagem que contém uma palavra oxítona acentuada:
( ) “Além de sua beleza e de serem admiradas em muitas culturas […]”
( ) “[…] são predadoras de pulgões, considerados pragas agrícolas […]”
( ) “[…] podem causar sérios prejuízos às plantações […]”
Questão 5 – Justifique o acento na palavra oxítona acentuada na passagem assinalada acima:
Questão 6 – No segmento “[…] (e também de ácaros, pólen e néctar).”, há dois vocábulos paroxítonos acentuados. Identifique-os:
( ) “também” e “ácaros”.
( ) “ácaros” e “pólen”.
( ) “pólen” e “néctar”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.