Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Jill & Joy – O Segredo do Orfanato. Vamos conhecer a história desse filme? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resumo do filme – Jill e Joy – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resumo do filme – Jill e Joy – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resumo do filme – Jill e Joy – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jill & Joy – O Segredo do Orfanato
Jill (Aava Merikanto) e Joy (Lilja Lehto) são duas garotinhas comuns, talvez um pouco mais alegres que as demais, pois vivem em um lugar especial, Rose Alley, em uma casa feita especialmente para elas. As meninas costumam brincar no campo perto de onde moram.
Certo dia, um orfanato é aberto perto da casa das jovens. Um garoto chamado Pekki desaparece. Ele foge de lá e busca abrigo no jardim de Jill e Joy. Quando é descoberto por elas, o menino conta que a vida no orfanato não é nada boa. A situação ocorre por causa da rigorosa diretora da instituição.
Para ajudar Pekki e as demais crianças que residem no local, Jill e Joy reúnem seus amigos de Rose Alley e juntos formam uma equipe para salvar o orfanato. A turminha está disposta a fazer de tudo para transformá-lo em um lugar melhor para se morar.
Duração: 75 min.
Ano: 2017
País: Finlândia
Gênero: infantil, drama, aventura, família
Direção: Saara Cantell
Classificação Indicativa: Livre
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2020/05/jill-joy-o-segredo-do-orfanato>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – “Jill & Joy – O Segredo do Orfanato” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um programa de tv.
Questão 2 – Segundo o texto, as meninas Jill e Joy são “talvez um pouco mais alegres que as demais”. Identifique o motivo:
Questão 3 – Em “As meninas costumam brincar no campo perto de onde moram.”, o texto revela:
( ) um fato ocasional na vida das meninas.
( ) um fato frequente na vida das meninas.
( ) um fato passageiro na vida das meninas.
Questão 4 – O trecho “Ele foge de lá e busca abrigo no jardim de Jill e Joy.” é:
( ) o começo da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 5 – Releia:
“Quando é descoberto por elas, o menino conta que a vida no orfanato não é nada boa.”
Esse segmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – No fragmento “Para ajudar Pekki e as demais crianças que residem no local […]”, o termo destacado introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 7 – Na parte “[…] Jill e Joy reúnem seus amigos de Rose Alley e juntos formam uma equipe para salvar o orfanato.”, a palavra grifada indica ações, que:
( ) se somam.
( ) se alternam.
( ) se contrastam.
Questão 8 – Na frase “A turminha está disposta a fazer de tudo para transformá-lo em um lugar melhor para se morar.”, o vocábulo sublinhado:
( ) retoma o orfanato.
( ) apresenta o orfanato.
( ) caracteriza o orfanato.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.