Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Amélia Hamburger. Vamos conhecer a história dessa importante cientista brasileira? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Amélia Hamburger – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Amélia Hamburger – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Amélia Hamburger – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Amélia Hamburger
Quem ouve falar de Amélia Império Hamburger dificilmente a esquece. Até porque essa importante cientista brasileira tem tudo a ver com memória e com histórias que não devem se perder.
Amélia nasceu na capital paulistana em 12 de julho de 1932. Era filha de Helena e Domingos Império.
Pensando em ajudar o país no futuro, a jovem Amélia optou por estudar Física na Universidade de São Paulo. Eram tempos empolgantes! Entre seus colegas e professores, estavam os pioneiros da física brasileira – e, também, Ernst Hamburger, que viria a ser seu companheiro da vida inteira.
Amélia se formou em 1954 e tornou-se pesquisadora na área de física nuclear. Dois anos mais tarde, seus estudos a levaram à Universidade de Pittsburgh/EUA, onde fez mestrado.
De volta ao Brasil, em 1960, Amélia e Ernst foram contratados pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Quatro anos depois, Amélia tornou-se professora assistente. Nesse meio tempo, a cientista tornou-se mãe de quatro de seus cinco filhos!
Em 1965, a família Hamburger voltou a Pittsburgh para que Amélia pudesse fazer pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon. Ué, não precisa ter feito doutorado para fazer pós-doutorado? Ela não precisou. Segundo explicou Ernst em entrevista à Revista Fapesp, “várias vozes sensatas da USP admitiram que Amélia era uma pesquisadora que, embora não tivesse completado o doutorado em física, tinha conhecimento e experiência suficientes para ser reconhecida como doutora”.
Amélia foi professora da USP por mais de quatro décadas. Ao longo do tempo, suas áreas de interesse se expandiram: ela passou a pesquisar e lecionar História da Ciência, Ensino de Ciências e Filosofia da Ciência.
Ela percebia como ninguém a importância de preservar e divulgar a memória das Ciências do Brasil como forma de valorizar nossos pesquisadores e seus trabalhos e de incentivar as futuras gerações.
Amélia faleceu em São Paulo, em 1º de abril de 2011, aos 78 anos de idade. Deixou viúvo, cinco filhos, muitos netos e uma multidão de alunos saudosos.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Até porque essa importante cientista brasileira tem tudo a ver com memória […]”
A que cientista o texto se refere?
Questão 2 – De acordo com o texto, Amélia tornou-se professora assistente, no ano de:
Questão 3 – Na parte “Em 1965, a família Hamburger voltou a Pittsburgh para que Amélia pudesse fazer pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon.”, a expressão grifada indica:
( ) condição.
( ) finalidade.
( ) consequência.
Questão 4 – O trecho “Amélia foi professora da USP por mais de quatro décadas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Segundo o texto, “Ao longo do tempo, as áreas de interesse de Amélia se expandiram”. Em outras palavras, as áreas de interesse dela:
( ) “mudaram”.
( ) “aumentaram”.
( ) “se complementaram”.
Questão 6 – No segmento “Ela percebia como ninguém a importância de preservar e divulgar a memória das Ciências do Brasil […]”, o vocábulo destacado:
( ) retoma Amélia.
( ) apresenta Amélia.
( ) caracteriza Amélia.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto sobre Amélia Hamburger é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.