Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o badminton. Que tal conhecer melhor esse esporte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Badminton – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Badminton – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Badminton – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Badminton, esporte estranho?
Pode até ser estranho, mas é o segundo mais praticado no mundo, só perdendo para o futebol. Pois é! Esse esporte diferente, que surgiu na Índia, é muito famoso nos países asiáticos. Por lá muitos jogadores se destacam e são profissionais famosos, conhecidos como os nossos craques dos gramados. Só na China são 12 milhões de praticantes!
O badminton é parecido com o tênis. As diferenças são o tamanho da quadra (a do badminton é menor), a altura da rede (a do badminton é mais alta) e a principal: a bolinha dá lugar a uma peteca!
O badminton pode ser jogado em dupla ou individualmente. O jogo é disputado em melhor de três sets de 21 pontos cada, e vence quem atingir a marca primeiro. Os pontos são marcados quando o jogador que sacou consegue fazer com que a peteca toque a quadra do adversário. Então, na verdade, o badminton é um jogo de peteca “chique”, com regras bem definidas.
Apesar de ser pouco conhecido no nosso país, nossos atletas já voltaram de olimpíadas e Pan-Americanos trazendo no peito medalhas de bronze e prata!
“Estou feliz porque cada vez mais pessoas estão conhecendo o badminton”, disse Guilherme Kumasaka, um dos medalhistas.
Luiz de França, técnico do esporte, lembrou uma coisa muito legal: “Qualquer esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Só de deixá-las ocupadas já faz toda a diferença”, disse.
“O badminton desenvolve a coordenação motora, a disciplina de atleta, agilidade de pensamento, a velocidade, e claro, a preparação física”, garante o técnico que também adora praticar a modalidade.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Esse esporte diferente, que surgiu na Índia, é muito famoso nos países asiáticos.”, o texto refere-se:
( ) ao tênis.
( ) ao futebol.
( ) ao badminton.
Questão 2 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Só na China são 12 milhões de praticantes!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 3 – Segundo o texto, a principal diferença entre o badminton e o tênis está:
( ) na altura da rede.
( ) no tamanho da quadra.
( ) no objeto com que se joga.
Questão 4 – No segmento “O badminton pode ser jogado em dupla ou individualmente.”, o termo destacado inicia um fato que:
( ) conclui outro.
( ) se opõe a outro.
( ) é uma opção a outro.
Questão 5 – Na parte “Então, na verdade, o badminton é um jogo de peteca ‘chique’, com regras bem definidas.”, o vocábulo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) intensidade.
Questão 6 – O texto apresenta as regras do badminton:
( ) no 1º parágrafo.
( ) no 2º parágrafo.
( ) no 3º parágrafo.
Questão 7 – Releia:
“O badminton desenvolve a coordenação motora, a disciplina de atleta, agilidade de pensamento, a velocidade, e claro, a preparação física”.
Nesse fragmento, o técnico Luiz de França:
( ) enumera os benefícios do badminton.
( ) levanta hipóteses sobre os benefícios do badminton.
( ) faz uma comparação entre os benefícios do badminton.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.