Início Série5º ano Interpretação de texto: Casal de falcões – 5º ano

Interpretação de texto: Casal de falcões – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um casal de falcões. Aves da espécie falcão-de-coleira pousaram em frente ao equipamento da concessionária que administra a Rodovia Anhanguera (SP-330). Vamos entender melhor esse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Casal de falcões é flagrado por câmera de monitoramento em rodovia de Campinas

Aves da espécie falcão-de-coleira pousaram em frente ao equipamento da concessionária que administra a Rodovia Anhanguera (SP-330).

    Uma câmera de monitoramento da concessionária CCR AutoBan, que administra a Rodovia Anhanguera (SP-330), registrou o momento em que dois falcões-de-coleira pousaram em frente ao equipamento durante a tarde desta sexta-feira (4). O flagrante ocorreu no km 97 da rodovia, em Campinas (SP).

    Na imagem, é possível observar o casal lado a lado parado sobre uma estrutura metálica. Segundo especialista ouvido pelo Terra da Gente, a fêmea é a da esquerda e tem um porte maior do que o macho, à direita do vídeo.

    As aves dessa espécie podem atingir até 36 centímetros e estão adaptadas à vida urbana.

    Os falcões-de-coleira são comumente encontrados em pontos altos como árvores, postes e torres. A câmera de monitoramento é um exemplo dessa preferência.

    De acordo com o livro “Aves do Sudeste do Brasil: Guia de Identificação”, essa posição facilita a visão do animal para encontrar presas próximas ao solo.

    Em nota, a concessionária informou que a câmera do local também já registrou tucanos e gaviões.

 

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/03/04/casal-de-falcoes-e-flagrado-por-camera-de-monitoramento-em-rodovia-de-campinas.ghtml>. Publicado em: 04 de março de 2022.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto sobre o casal de falcões:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um lugar.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Na passagem “O flagrante ocorreu no km 97 da rodovia, em Campinas (SP).”, a que flagrante o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Releia:

“[…] a fêmea é a da esquerda e tem um porte maior do que o macho, à direita do vídeo.”

A parte destacada expressa:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma justificativa.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – Em “As aves dessa espécie podem atingir até 36 centímetros e estão adaptadas à vida urbana.”, o texto revela ações das aves dessa espécie, que:

(     ) se opõem.

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

 

Questão 5 – No trecho “Os falcões-de-coleira são comumente encontrados em pontos altos como árvores, postes e torres.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “frequentemente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “esporadicamente”.

 

Questão 6 – Segundo o texto, o falcão-de-coleira costuma ficar em pontos altos, pois “essa posição facilita a visão do animal para encontrar presas próximas ao solo”. Essa informação:

(     ) foi obtida em um livro sobre aves.

(     ) foi obtida com um especialista da área.

(     ) foi obtida com a concessionária CCR AutoBan.

 

Questão 7 – Observe:

“Em nota, a concessionária informou que a câmera do local também registrou tucanos e gaviões.”

Nesse fragmento, o termo sublinhado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário