Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o coelhinho e o pelicano. Vamos conhecer a história desses grandes amigos? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O coelhinho e o pelicano – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O coelhinho e o pelicano – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O coelhinho e o pelicano – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O coelhinho e o pelicano
O coelhinho e o pelicano tornaram-se grandes amigos. Iam juntos à escola, eram vizinhos e suas famílias conheciam-se desde sempre.
— Ah! ah! ah! — ria-se o coelhinho, debochando do bico de seu amigo. — Qualquer dia, seu bico ficará tão pesado que você não conseguirá sair da cama. Então, avise-se para que eu possa ajudá-lo.
— Continue rindo, que um dia veremos quem é que vai precisar de quem! — respondia o pelicano, sem se aborrecer.
Poucos meses depois, aconteceu o que o coelhinho tinha previsto; só que ao contrário. Dois cães de caça lançaram-se em sua perseguição, loucos de fúria. O coelhinho já estava quase perdido, quando seu amigo pelicano pousou próximo a ele, abrindo o imenso bico. Logo que o coelhinho nele se escondeu, o pelicano alçou voo, salvando o amigo, dessa forma, de uma morte horrível e certa.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-27/o-coelhinho-e-o-pelicano.htm>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Iam juntos à escola, eram vizinhos e suas famílias conheciam-se desde sempre.”
Nessa passagem, o narrador refere-se:
Questão 2 – Observe:
“— Qualquer dia, seu bico ficará tão pesado que você não conseguirá sair da cama.”
Nessa fala do coelhinho, em que ele debocha do pelicano, o termo “que” introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 3 – No fragmento “Então, avise-se para que eu possa ajudá-lo.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) caracterizar.
Questão 4 – Em “— Continue rindo, que um dia veremos quem é que vai precisar de quem!”, a locução verbal destacada exprime um fato futuro. Por isso, equivale ao verbo:
( ) “precisa”.
( ) “precisou”.
( ) “precisará”.
Questão 5 – No segmento “Poucos meses depois, aconteceu o que o coelhinho tinha previsto; só que ao contrário.”, a parte grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Observe:
“Dois cães de caça lançaram-se em sua perseguição, loucos de fúria.”
Esse trecho é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 7 – Segundo a história, o coelhinho foi salvo dos dois cães de caça, quando:
( ) o amigo pelicano pousou perto dele.
( ) ele se escondeu no enorme bico do amigo pelicano.
( ) o amigo pelicano voou, levando-o em seu imenso bico.
Questão 8 – O texto sobre o coelhinho e o pelicano tem o objetivo de:
( ) debater um assunto.
( ) contar uma curiosidade.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.