Início Série5º ano Interpretação de texto: O pequeno chorão – 5º ano

Interpretação de texto: O pequeno chorão – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pequeno chorão. O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando. Vamos conhecer a história desse puma? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O pequeno chorão

    O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando. Na escola, quando precisava esforçar-se para aprender uma lição, fazia um tal drama de lágrimas e suspiros que incomodava os colegas e o professor.

    Quando sua mãe lhe pedia algum favor, começava a chorar e a dizer:

    — Não sei como se faz isso!

    Na verdade, ninguém mais o levava a sério, e passava por palerma, coisa que efetivamente não era.

    Tanto chorar inútil trouxe consigo o seu castigo. Um dia, cravou um prego numa pata e começou a chorar, desta vez com razão, porque sentia dores terríveis. É claro que ninguém lhe deu a menor atenção, pensando que se tratasse de mais uma de suas comédias.

    Como resultado, a ferida infectou e tiveram que lhe fazer um tratamento longo e dolorido. Foi então que compreendeu que suas lágrimas falsas tinham sido prejudiciais, e por que as verdadeiras lágrimas não tinham surtido efeito.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-24/o-pequeno-chorao.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

(     ) fazer rir.

(     ) divulgar alguma coisa.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Observe:

“O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando.”

O trecho destacado exprime:

(     ) um motivo.

(     ) uma condição.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – Em “— Não sei como se faz isso!”, o travessão marca:

(     ) o começo da fala do pequeno puma.

(     ) uma pausa na fala do pequeno puma.

(     ) a continuidade da fala do pequeno puma.

 

Questão 4 – Na parte “Na verdade, ninguém mais o levava a sério […]”, o termo grifado:

(     ) retoma o pequeno puma.

(     ) apresenta o pequeno puma.

(     ) caracteriza o pequeno puma.

 

Questão 5 – De acordo com a história, o pequeno puma “efetivamente não era”:

(     ) sério.

(     ) chorão.

(     ) palerma.

 

Questão 6 – Releia:

“Um dia, cravou um prego numa pata e começou a chorar, desta vez com razão, porque sentia dores terríveis.”

Nesse fragmento, o narrador revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – No segmento “Como resultado, a ferida infectou e tiveram que lhe fazer um tratamento longo e dolorido.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma promessa.

(     ) uma necessidade.

 

Questão 8 – Em “Foi então que compreendeu que suas lágrimas falsas tinham sido prejudiciais, e por que as verdadeiras lágrimas não tinham surtido efeito.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário