Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cãozinho Terry e o gatinho feroz. Segundo a história, Terry se achava o valentão… Gostava de provocar medo nos gatos do bairro. Certo dia, ele vai ao encontro de um gatinho, que tinha fama de muito feroz! O que será que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir? Então, leia a história com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Terry e o gatinho feroz – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Terry e o gatinho feroz – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Terry e o gatinho feroz – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Terry e o gatinho feroz
Terry era um cãozinho muito brincalhão e travesso. Passava o tempo todo assustando os outros animais que conviviam com ele. Gostava principalmente de meter medo nos gatos do bairro. Estava acostumado a que todos os bichos fugissem ao vê-lo aparecer.
— São todos uns covardes! — dizia Terry com desprezo. — Mal solto uns latidos, passam correndo. Parece mentira!
Na verdade, ele até gostaria de encontrar alguém que o enfrentasse, pelo menos uma vez na vida, mas não havia jeito. Falaram até de um gato feroz e malandro que vivia na esquina de sua rua. Muito incrédulo, Terry foi comprovar a valentia desse bicho. Ainda nem estava bem na frente dele e já Terry se descompunha em violentos latidos e ferozes gestos. Longe de se assustar, o gato afagava a ponta de seus bigodes.
— Gatinho vaidoso! É melhor que fuja quando eu ladro. Senão pode ter um desgosto. — ameaçou Terry, irado.
Sem dizer uma palavra e muito furioso, o “gatinho” atirou-se contra Terry e arranhou-o profundamente em uma das patas, enquanto dizia:
— Você é que vai ter um desgosto, fanfarrão! Tome, e veja se gosta!
Terry ficou morto de medo. O arranhão estava coberto de sangue e doía-lhe muito. Desde aquele dia, Terry deixou de perseguir os gatos. Ao contrário, quando via um, desatava a correr com todas as suas forças.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-27/terry-e-o-gatinho-mau.htm>.
(Com corte e adaptações).
Questões
Questão 1 – O trecho “Terry era um cãozinho muito brincalhão e travesso.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 2 – Identifique o segmento em que o narrador revela o costume de Terry:
( ) “Passava o tempo todo assustando os outros animais que conviviam com ele.”
( ) “Na verdade, ele até gostaria de encontrar alguém que o enfrentasse […]”
( ) “Muito incrédulo, Terry foi comprovar a valentia desse bicho.”
Questão 3 – Em “— São todos uns covardes!”, o travessão marca:
( ) o começo da fala de Terry.
( ) uma pausa na fala de Terry.
( ) a continuidade da fala de Terry.
Questão 4 – Na parte “[…] Terry se descompunha em violentos latidos e ferozes gestos […]”, o vocábulo destacado exprime:
( ) adição.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 5 – Releia:
“Sem dizer uma palavra e muito furioso, o ‘gatinho’ atirou-se contra Terry e arranhou-o profundamente em uma das patas […]”
Esse fragmento é:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 6 – Em “— Você é que vai ter um desgosto, fanfarrão! Tome, e veja se gosta!?”, o gato dirigiu-se ao Terry, chamando-o de “fanfarrão”. O que ele quis dizer com isso?
Questão 7 – Na passagem “Desde aquele dia, Terry deixou de perseguir os gatos.”, a expressão grifada foi usada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – O texto lido tem o objetivo de:
( ) fazer rir.
( ) divulgar algo.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.