Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha do documentário Bird of Prey. Ele “é uma produção do Laboratório de Ornitologia de Cornell que apresenta uma das aves mais ameaçadas do planeta: a águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi)”. Vamos saber mais a respeito desse documentário? Então, leia com muita atenção a resenha! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Resenha de documentário – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Resenha de documentário – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Resenha de documentário – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Documentário: “Bird of Prey”
“Bird of Prey” é uma produção do Laboratório de Ornitologia de Cornell que apresenta uma das aves mais ameaçadas do planeta: a águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi). Essa ave de rapina é endêmica de quatro ilhas da República das Filipinas (ou seja, somente pode ser encontrada nessas ilhas e em nenhum outro lugar) e sua população diminuiu muito nas últimas décadas por causa dos desmatamentos e da caça.
O documentário mostra o importante trabalho de conservação e educação ambiental realizado pela Philippine Eagle Fundation. Também divulga registros raríssimos do dia a dia de um filhote de águia-das-filipinas sendo cuidado pelos pais, em vida livre. O ninho encontra-se a dezenas de metros de altura e há muitas cenas mostrando o desafio que isso representou para os cinegrafistas.
O líder da equipe é o americano Neil Retting, que já havia participado de uma expedição para registrar a águia-das-filipinas há mais de 30 anos, quando existiam pouquíssimas informações sobre a espécie. Aos 64 anos, Neil voltou às Filipinas para fazer novos registros e mostrar os esforços que têm sido feitos para garantir a sobrevivência da ave.
“Bird of Prey” está disponível em algumas plataformas de streaming e as vendas serão revertidas para projetos de conservação da águia-das-filipinas. Infelizmente, o documentário é em inglês e não há nenhuma legenda em português disponível, pelo menos até o momento.
Natália Allenspach.
Disponível em: <https://apassarinhologa.com.br/documentario-bird-of-prey/>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é uma resenha do documentário “Bird of Prey”. Transcreva a passagem em que a autora apresenta esse documentário:
Questão 2 – No segmento “Essa ave de rapina é endêmica de quatro ilhas da República das Filipinas […]”, o texto refere-se à ave:
Questão 3 – Em “(ou seja, somente pode ser encontrada nessas ilhas e em nenhum outro lugar)”, a autora da resenha:
( ) explica.
( ) conclui.
( ) justifica.
Questão 4 – Segundo o texto, a população da águia-das-filipinas “diminuiu muito nas últimas décadas”. Aponte os motivos dessa diminuição:
Questão 5 – No fragmento “O líder da equipe é o americano Neil Retting, que já havia participado de uma expedição […]”, o termo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Na parte “Aos 64 anos, Neil voltou às Filipinas para fazer novos registros e mostrar os esforços que têm sido feitos para garantir a sobrevivência da ave.”, o texto revela:
( ) as condições da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.
( ) as finalidades da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.
( ) as consequências da volta de Neil às Filipinas aos 64 anos.
Questão 7 – Releia:
“Bird of Prey’ está disponível em algumas plataformas de streaming e as vendas serão revertidas para projetos de conservação da águia-das-filipinas.”
Nesse trecho, o vocábulo grifado indica:
( ) fatos que se somam sobre o documentário “Bird of Prey”.
( ) fatos que se alternam sobre o documentário “Bird of Prey”.
( ) fatos que se contrastam sobre o documentário “Bird of Prey”.
Questão 8 – Identifique o segmento que contém uma opinião da autora:
( ) “Também divulga registros raríssimos do dia a dia de um filhote de águia-das-filipinas […]”
( ) “O ninho encontra-se a dezenas de metros de altura […]”
( ) “Infelizmente, o documentário é em inglês e não há nenhuma legenda em português […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.