Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora sinais de pontuação. Vamos analisá-los no texto sobre a Lula-gigante? Para isso, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Lula-gigante
A lula-gigante pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar 500 quilos. Ela habita o oceano Atlântico e seus olhos são do tamanho de bolas de futebol. Cada um de seus dez tentáculos mede mais de 10 metros de comprimento! Ainda bem que ela vive no fundo do mar, não é Ah, ela é a comida preferida das baleias cachalote. Não é fácil ver uma lula-gigante, mas mesmo assim acredita-se que sejam animais numerosos nas regiões profundas, já que as baleias cachalote precisam se alimentar de muitas lulas por dia.
Marcelo Duarte.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Observe:
“A lula-gigante pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar 500 quilos.”
O ponto final encerra um período simples ou um período composto? Explique:
Questão 2 – O ponto de exclamação foi usado depois de, “Cada um de seus dez tentáculos mede mais de 10 metros de comprimento!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:
( ) medo.
( ) alegria.
( ) admiração.
Questão 3 – O trecho abaixo foi transcrito sem o sinal de pontuação no final. Coloque-o:
“Ainda bem que ela vive no fundo do mar, não é ”
Questão 4 – No segmento “Não é fácil ver uma lula-gigante, mas mesmo assim […]”, a vírgula antes de “mas” é:
( ) proibida.
( ) facultativa.
( ) obrigatória.
Questão 5 – Em “[…] animais numerosos nas regiões profundas, já que as baleias cachalote precisam se alimentar de muitas lulas por dia.”, a vírgula separa uma oração que exprime:
( ) causa.
( ) condição.
( ) consequência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Atividades para alunos do 9° ano
Atividades para alunos do 9° ano