Início Série5º ano Interpretação de texto: Cantora da floresta – 5º ano

Interpretação de texto: Cantora da floresta – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma cantora da floresta. Que cantora será essa, hein? Vamos conhecê-la? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Cantora da floresta

    Entre as aves cantoras mais famosas, a araponga se destaca porque produz um som muito alto – muito alto mesmo! Seu canto é estridente, parece o som de um martelo batendo em uma bigorna: “Pengue!”. Por causa disso, ganhou o apelido de ferreiro e é considerada uma das vozes mais potentes da Mata Atlântica. 

    A araponga também chama a atenção por sua plumagem. O macho é totalmente branco, com a garganta e a região em torno dos olhos sem penas e de cor azul-esverdeada. A fêmea é mais discreta. Apesar de ser colorida, sua plumagem tem tons claros: o dorso é verde-oliva, os lados e o topo da cabeça se apresentam cinza e a garganta, que também é cinza, tem listras esbranquiçadas. Ela tem, ainda, a barriga amarelo-pálido com listras verde-oliva. O bico, tanto do macho quanto da fêmea, é preto.

    Falando em bico, essa é uma parte em que a araponga se diferencia bastante da maioria das aves, pois pode abri-lo muito. É assim que ela consegue abocanhar frutos grandes, como os das palmeiras, que são partidos e engolidos aos pedaços; já os pequenos frutos, ela engole inteiros.

    Mesmo ouvindo seu som pela floresta, é difícil avistar a araponga porque seu canto ecoa entre as árvores, dando a sensação de que vem de vários lados. Além disso, essa ave voa alto e costuma pousar na copa das árvores, o que dificulta ainda mais sua observação. […]

    A fêmea põe um ovo de coloração pardo-avermelhada. Seu ninho tem o formato de uma tigela rasa. Entre os materiais que usa para construí-lo estão os musgos e as raízes de epífitas – um tipo de planta que utiliza arbustos e árvores como suporte.

    Como as outras espécies da sua família, a araponga desempenha um importante papel na manutenção das florestas. Ela espalha as sementes das plantas das quais se alimenta por meio das fezes ou do regurgito, ou seja, quando vomita – argh! – as sementes que engoliu.

    A araponga está ameaçada pelo desmatamento de seu habitat e – imagine! – por sua cantoria! Seu canto atrai caçadores, que capturam a ave para vender. Denuncie, caso veja uma ave dessas à venda, para que a araponga continue a soltar sua voz em liberdade e continue a espalhar sementes na floresta, ajudando a manter a Mata Atlântica.

 

Lívia Dias Cavalcante de Souza, Luciana Barcante e Maria Alice S. Alves.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 232.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Seu canto é estridente, parece o som de um martelo batendo em uma bigorna: “Pengue!”.”, o texto refere-se ao canto:

 

Questão 2 – O trecho “[…] o dorso é verde-oliva, os lados e o topo da cabeça se apresentam cinza e a garganta, que também é cinza, tem listras esbranquiçadas.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a araponga “consegue abocanhar frutos grandes, como os das palmeiras”. Por quê?

 

Questão 4 – As autoras do texto citam os fatores que dificultam a observação da araponga. Transcreva esses fatores:

 

 

 

Questão 5 – No segmento “Como as outras espécies da sua família, a araponga desempenha um importante papel na manutenção das florestas.”, o termo “Como”:

(     ) exprime uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, a araponga dispersa as sementes das plantas de que se alimenta de duas formas. Entre essas formas, está o regurgito. O que é regurgitar?

(     ) “defecar”.

(     ) “vomitar”.

(     ) “engolir”.

 

Questão 7 – Em “Denuncie, caso veja uma ave dessas à venda, para que a araponga continue a soltar sua voz em liberdade e continue a espalhar sementes na floresta […]”, as autoras buscam:

(     ) advertir o leitor.

(     ) aconselhar o leitor.

(     ) conscientizar o leitor.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário