Início Série5º ano Interpretação de texto: O homem – 5º ano

Interpretação de texto: O homem – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o homem. Vamos ler essa história tão reflexiva? Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O homem

    Um cientista vivia trancado em seu laboratório, procurando respostas para os problemas do mundo. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu sua sala, decidido a ajudá-lo. Impaciente, o cientista pediu que o filho fosse brincar em outro lugar, no entanto, sem sucesso. Então procurou algum objeto que pudesse entreter a curiosidade do menino, logo encontrando o mapa-múndi impresso na página de uma revista. Recortou o mapa em vários pedaços, pegou um rolo de fita adesiva e entregou tudo ao filho, dizendo:

    — Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo, todo quebrado, para consertar. Veja se consegue fazer tudo direitinho.

    Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Porém, algumas horas depois, ouviu a voz do filho:

    — Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!

    Incrédulo, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um mapa sem sentido. Mas, para sua surpresa, o mapa estava completo, com tudo em seus devidos lugares.

    — Você não sabia como era o mundo, meu filho. Como conseguiu?

    — Pai, eu não sabia como era o mundo, tentei consertar, mas não consegui. Mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que, do outro lado, havia a figura de um homem. Então lembrei disso, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2020-09-05/o-homem.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Grife a seguir as palavras que retomam o cientista, pai do menino:

 “Certo dia, seu filho de sete anos invadiu sua sala, decidido a ajudá-lo.”

 

Questão 2 – De acordo com o texto, o pai “procurou algum objeto que pudesse entreter a curiosidade” do filho. Por quê?

 

 

Questão 3 – Na passagem “Recortou o mapa em vários pedaços, pegou um rolo de fita adesiva e entregou tudo ao filho […]”, o texto revela ações do pai que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contradizem.

 

Questão 4 – No segmento “Então vou lhe dar o mundo, todo quebrado, para consertar.”, o vocábulo “para” estabelece uma relação de:

(     ) destino.

(     ) direção.

(     ) finalidade.

 

Questão 5 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Consegui terminar tudinho!”, para exprimir em relação ao fato:

(     ) o sentimento de alívio do filho.

(     ) o sentimento de medo do filho.

(     ) o sentimento de alegria do filho.

 

Questão 6 – Segundo o texto, o pai estava “certo de que veria um mapa sem sentido”. Identifique o motivo disso:

 

 

Questão 7 – Na fala do pai, “— Você não sabia como era o mundo, meu filho. Como conseguiu?”, o vocábulo “Como” indica:

(     ) modo.

(     ) exemplo.

(     ) comparação.

 

Questão 8 – Releia este segmento:

“Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.”

Pode-se afirmar que o objetivo do texto é:

(     ) fazer refletir.

(     ) apoiar uma causa.

(     ) divulgar uma descoberta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário