Produção de texto: Resenha de filme – 3º ano do ensino médio

    Atividade de português, produção de texto, resenha de filme, direcionada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. São apresentadas orientações, passo a passo, para a adequada produção desse gênero. Professor (a), trabalhe a interpretação da resenha do filme “Uma lição de vida”, postada aqui no Portal Acessaber”, de modo que os seus alunos possam conhecer as características específicas do texto em questão, cujo conceito comumente suscita dúvidas.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível em modelo editável do Word e pronta para impressão em PDF.

 

    Baixe esta produção de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Produção de texto – resenha de filme

Orientações:

Eleja um filme de que tenha gostado. A sua tarefa é produzir uma resenha dele, com o intuito de convencer os seus colegas de classe a conhecê-lo. Para tal, siga estes passos:

1º: Assista ao filme, anotando, em uma folha de rascunho, as partes mais importantes, do princípio ao fim, isto é, faça o resumo da obra. Não revele detalhes e, sobretudo, o final. Na primeira vez em que os personagens forem citados, coloque entre parênteses os nomes dos respectivos atores, algo que pode funcionar como argumento.

2º: Busque identificar os aspectos positivos presentes no filme, ou seja, dê a sua opinião de forma argumentada sobre ele. Reflita sobre as possíveis contribuições proporcionadas pelo longa, lembrando-se de que é preciso despertar o interesse de seus colegas.

3º: Caso identifique aspectos negativos, busque apresentá-los de forma polida, apontando sugestões para a melhora da trama.

4º: Se julgar necessário, pesquise sobre a equipe que produziu o longa, comparando-o com outros filmes já dirigidos por ela ou com filmes que tratam da mesma temática. O que torna especial o filme resenhado por você?

5º: Construa o texto, que deverá ter o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30 linhas, com a seguinte estrutura:

  • Introdução: apresente de forma geral o enredo do filme e quem o produziu, bem como uma avaliação geral.
  • Desenvolvimento: apresente as partes principais do filme, entrelaçadas com a sua opinião.
  • Conclusão: reforce a sua opinião sobre o longa.

6º: Crie um título interessante para a sua resenha.

7º: Entregue o texto a sua professora ou a seu professor, quem fará a revisão.

8º: Caso houver, faça as correções, passando o texto a limpo.

9º: Apresente a resenha produzida aos seus colegas de classe.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: