Produção de texto argumentativo: Baleia Azul – 7º ano ao ensino médio

    Produção de texto argumentativo, com o tema polêmico do jogo denominado “Baleia Azul” para leitura e produção de texto argumentativo. Está proposta de produção textual é direcionada para estudantes do 7º  ano até Ensino Médio.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word e pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

PRODUÇÃO TEXTUAL

Texto I – Baleia Azul, o jogo suicida que preocupa o Brasil e o mundo

    Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual da Baleia Azul( Blue Whale). O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automultilação até o suicídio. O game funciona como uma espécie de “siga o mestre” – quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor denominado “curador”, o qual envia aos participantes mensagens com instruções do que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas.

    Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, que, além de estarem mais suscetíveis a influências de terceiros, passam mais tempo em redes sociais. Tudo começa de maneira “leve” – no início, são delegadas aos jogadores tarefas como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia azul em um papel. Com o passar dos dias, os adolescentes chegam a ser desafiados a se pendurarem em lugares altos e se automutilarem, ou até tirarem a própria vida.

    Ao que tudo indica, o jogo Baleia Azul teve início na Rússia, em 2015, quando uma jovem de 15 anos cumpriu a última tarefa e pulou do alto de um edifício. Dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Os episódios fizeram as autoridades do país começarem uma investigação que ligou os incidentes a um grupo que participava de um desafio com 50 missões.

https://noticias.terra.com.br/brasil/baleia-azul-o-jogo-suicida-que-preocupa-o-brasil-e-o-mundo- adaptado

Texto II – Como os cibercriminosos agem?

    O mentor”curador” ameaça as crianças e adolescentes com seus dados pessoais, como por exemplo, nome completo, escola onde estuda e até mesmo endereço, dados obtidos de maneira criminosa na internet.

    Com os dados em mãos o criminoso faz ameaças aos amigos e família da vítima obrigando-a a participar dos desafios, é desta forma que vem agindo um dos cibercriminosos identificado como Victor Moreira que enviou a seguinte tarefa para uma de suas vítimas: “Primeira tarefa: desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie”. Victor afirmou para o participante que caso não recebesse a foto em 10 minutos, ele seria responsável pela morte de seus amigos e familiares.

    Mas fique atento: Isto não é um jogo, é sim uma maneira de cometer um crime hediondo. Esses “curadores” são criminosos que arquitetaram uma maneira rápida e prática para praticar o mal.

http://br.blastingnews.com/brasil/2017/04/desafio-da-baleia-azul-jogo-do-suicidio-chega-ao-brasil-e-ja-ha-vitimas-001621133.html- adaptado

10 Dicas de prevenção

1. Não fique trancado no quarto por muito tempo sozinho; nem ouvindo sons com temas fúnebres ou depressivos.

2. Se está sofrendo com algum problema “fale”, peça ajuda aos seus pais ou para uma pessoa adulta de confiança;

3. Leve seus amigos para sua casa de vez em quando. Dê oportunidade para que seus pais façam parte da sua vida. Não se exclua.

4. Tenha intimidade com seus pais, faça projetos de vida juntos; tracem metas como uma viagem ou até algo mais simples como programar um fim de semana.

5. Sinta-se à vontade para falar com seus pais sobre suas frustrações e anseios.

6. Divida suas angústia com quem te ama de verdade: “seus pais” ou algum parente próximo que você confia. Não guarde sentimentos negativos ou pessimistas.

7. Fale com seus pais sobre o que sentir vontade. Procure manter um diálogo franco sem reservas.

8. Não ceda às ameaças de ninguém. Não seja manipulado, porque você não é marionetes.

9. Tenha opinião própria não deixe se levar por ninguém.

10. Seja autoconfiante, procure manter sua autoestima elevada fazendo coisas que tragam prazer. Se ame mais e procure viver o lado bom da vida.

Obs:Se você souber de alguém ou mesmo se você estiver sendo vítima do jogo Baleia Azul, busque ajuda, denuncie à polícia, procure a Delegacia Especializada em #Cibercrime.

 Após realizar a leitura dos textos I,II e III redija um texto argumentativo com a finalidade de convencer seu leitor de que o jogo denominado “Blue Whale” – (Baleia azul) não é uma prática válida é um atentado à vida.

 

Seu texto deverá:

– ser redigido na norma culta;

– ter no mínimo 15 linhas;

-ter título;

-ter coerência ( não fuja do tema);

-ter três parágrafos no mínimo ( introdução, desenvolvimento e conclusão).

-Ao escrever, recorra às palavras e expressões abaixo para explicitar as relações lógicas entre as orações, os períodos e parágrafos, ou seja, para dar coesão ao seu texto.

Causa, explicação, motivo:pois porque;

Consequência:portanto, então, por isso, desse modo, dessa forma, assim;

Exemplificação: por exemplo, como, ou seja, isto é;

Oposição: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, ao contrário;

Concessão: ainda que, apesar de, embora;

Reafirmação ou resumo: em outras palavras, em resumo, de fato;

Ligação temporal: assim que, em seguida, até que, quando, por fim , depois;

Ligação espacial: ao lado, sobre, à esquerda, no meio, no fundo;

Comparação e ênfase: do mesmo modo, igualmente, dessa forma;

Adição: e, depois, além disso, também;

Conclusão: portanto, assim, enfim, em resumo, concluindo.

 

BOM TRABALHO!

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

 

Rosiane Fernandes:
Veja também: