Atividade de matemática: Problemas e expressões numéricas – 6º ano

    Atividade de matemática, direcionada aos estudantes sexto ano do ensino fundamental, com problemas e expressões numéricas.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Resolva

1) Raquel pensou e escreveu um número em seu caderno. Na linha seguinte, escreveu uma adição de dois números cuja soma era o número da linha anterior. Na linha seguinte, substituiu esses dois números, respectivamente, por uma multiplicação de outros três números e por uma divisão do quadrado de um número pelo dobro de outro. Na linha seguinte, substituiu o primeiro número da linha anterior por uma subtração e o segundo por uma adição. Assim, ela obteve uma expressão numérica, sabendo antecipadamente seu valor. Veja o procedimento abaixo:

18,6 =

 = 4,2 + 14,4 

 = 2.3.0,7 +122 :2.5 

 = (10,31-8,31) . (2,6 +0,4) .0,7 +122÷ (2.5)

a) Invente uma expressão com cinco operações diferentes e troque-a com um colega, sem que ele saiba o número em que você pensou inicialmente. Cada um deve resolver a expressão inventada pelo outro. Depois é só destrocar as expressões e corrigi-las.

 

b)Calcule mentalmente o valor da expressão de Raquel.

 

2.Calcule o valor das expressões abaixo:

a)  (4 – 1,6 ∙  0,2):0,8 

R.

b)  (2 –1,6)2  + (0,3  + 0,5)

R.

c)  (5 – 4,4)3 : (0,1)2  

R.

d)  4,4:0,01 – 400  

R.

e)  (6,4 – 1,25 ∙ 4):0,5  

R.

f)  2 – 0,6:4              

R.

 

3) Dado a =(1,2⁄ 0,5)e b = (1,2 . 0,5)2 , calcule o valor de a +b.

R.

 

4) Observe as ofertas do mercado onde Mara vai comprar 3 litros de leite, 4 pacotes de biscoito, 3 potinhos de iogurte e 1/4 de quilograma de azeitona.

a) Com R$ 25,00, Mara consegui fazer a compra?

R.

b) Se Mara comprar 3 pacotes de biscoito, o valor da compra diminuirá?

R.

c) Se o dinheiro não for suficiente,  elimine o produto mais barato e calcule o troco.

R.

 

5) Na loja “Vem quem quer” que é uma distribuidora de bolas de pingue-pongue há o seguinte quadro de preços:

Ao optar pela compra de uma centena de bolas, quanto Pedro economizaria por unidade, em relação à compra de cinco dúzias do produto? 

R. 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia – Pós-graduada em Educação Especial.

 

Rosiane Fernandes:
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