Atividade de matemática: Situações problemas – 6º ano

    Atividade de matemática, direcionada aos estudantes do sexto ano do ensino fundamental, a atividade propõe a resolução de problemas cujos cálculos envolvem metro cúbico, entre outros.

    Esta atividade de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de matemática em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Problemas

1) Para ladrilhar o piso da casa da Mariana com formato retangular e medidas 6,4 m por 9,6 m, foram comprados ladrilhos quadrados de 20 cm de lado. Calcule quantos ladrilhos foram usados?

R.

 

2) Analise: Tenho um paralelepípedo denominado 1 que tem 20 cm de comprimento, 15 cm de largura e 8 cm de altura. Quero duplicar as medidas das arestas desse paralelepípedo 1, assim posso obter o paralelepípedo 2. Calcule quantas vezes o paralelepípedo 1 cabe no paralelepípedo 2.

R.

 

3) A betoneira da do Sr. Juca transporta 10 m³ de cimento. Na primeira obra foram carregados 40% desse total. Na segunda obra, 20% do que sobrou. Quantos decímetros cúbicos restaram, finalmente, na betoneira?

R.

 

4) Camila tem uma caixa de papelão que possui dimensões internas de 50 cm de comprimento por 32 cm de largura por 40 cm de altura. Calcule quantas caixinhas de 200 cm³ podem ser transportadas nessa caixa de papelão?

R.

 

5) Comprei um botijão de gás com 13,5 m³ de volume interno ou capacidade. Na minha casa, são consumidos 500 dm³ de gás por dia. Qual é a duração, em dias, desse botijão?

R.

 

6) As paredes do banheiro da casa da Luana têm 24 m² de área. A porta do banheiro mede 2 m de altura por 0,5 m de largura. Sua função será calcular a quantidade de azulejos de 100 cm² de área que são necessários para o revestimento dessas paredes.

R.

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: