Interpretação de texto (poema): Lembranças do Mundo Antigo – 9º ano

    Interpretação do poema “Lembranças do mundo antigo”, de Carlos Drummond de Andrade. As atividades são destinadas aos alunos inseridos no 9º ano. Vale destacar que as respostas, contidas no arquivo para download, são sugestões, visto que o texto literário permite múltiplas interpretações, que variam conforme o olhar do (a) leitor (a). Porém, “não viaje na maionese”, pois as leituras precisam ser comprovadas por meio de elementos do texto, apresentados de forma explícita ou implícita.

    Você pode baixar esta atividade em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.    

    Faça o download desta interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                           DATA:
PROF:                                               TURMA:
NOME:

 

Leia, com muita atenção, o poema abaixo:  

Lembranças do mundo antigo

Carlos Drummond de Andrade

Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos e alaranjados. O guarda-civil sorria, passavam bicicletas,… A menina pisava a relva para pegar um pássaro…   O mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara.   As crianças olhavam o céu! Não era proibido. A boca, o nariz, os olhos estavam abertos! Não havia perigos. Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos… Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, esperava cartas que custavam a chegar, Nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim pela manha!!! Havia jardins, havia manhãs, naquele tempo!!!

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Lembranças do mundo antigo. In: ___ Sentimento do Mundo, 1940.)

 

Agora, responda:

1) De acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia?

 

2)O que podemos interpretar da passagem “Mas passeava no jardim pela manhã”?    

 

3) A partir da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações?    

 

 

4) Observe estes verbos retirados do poema:

passeava    era    sorria    pisava   olhavam   estavam  temia   tinha   custavam   havia

Em que tempo verbal eles foram empregados? Com qual objetivo?    

 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: