Interpretação de texto: Você tem medo? – 8º ano

    Interpretação de texto, indicada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, que trata do livro “Rita tem medo”, cuja protagonista, a menina Rita, é conduzida a superar os medos que atormentam o seu cotidiano, por meio da fantasia. As questões sobre o texto possibilitam a prática de importantes habilidades de leitura.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Você tem medo?

Rita também tem, mas perdeu todos vivendo uma grande aventura!

    Rita tem dez anos, estuda, brinca, faz muitas coisas legais. Mas… Tem muito medo. Teme sair de casa, ser assaltada. Treme só de pensar que alguma coisa possa acontecer com seus pais na rua. Eu sei, esses medos quase todo mundo tem, mas os da menina já estavam começando a prejudicar a vida dela. Seus pais resolveram, então, tomar uma atitude. “Você vai passar uns dias na casa da sua avó, Rita!”

    A casa ficava no interior e a menina, apesar de gostar muito da avó, não gostou nada da ideia. Mesmo assim, foi. Mal sabia ela que estava começando uma enorme aventura…

    Na casa da Dona Lina, avó de Rita, havia um relógio na biblioteca. Desses que fazem tic-tac, tic-tac, sabe? Normal? Que nada! O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia. Lá, ela terá que enfrentar um gigante e salvar uma cidade inteira da fúria do monstro. Logo ela que é uma medrosa? Duvido! E você, vai ler para crer?

Rita tem medo
    Texto de Christian David
       Ilustrações de Rogério Coelho
Abacatte Editorial

Disponível em: http://chc.org.br/voce-tem-medo/.

Acesso em: 30 de maio de 2016.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) ajudar as crianças a superarem os seus medos.

b) apresentar os medos que atingem as crianças.

c) divulgar o livro “Rita tem medo”, do escritor Christian David.

d) destacar que o medo é prejudicial à vida das crianças.

 

Questão 2 – Em todas as alternativas, a retomada a personagem Rita foi feita por meio de uma forma pronominal, exceto:

a) “[…] já estavam começando a prejudicar a vida dela.”.

b) “Seus pais resolveram, então, tomar uma atitude […]”.

c) “Mal sabia ela que estava começando uma enorme aventura…”.

d) “O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia.”.

 

Questão 3 – “Você vai passar uns dias na casa da sua avó, Rita!”.

a) Reescreva o trecho acima sem colocar a vírgula:

 

b) Agora, responda: a retirada da vírgula alterou o sentido do enunciado? Explique:

 

 

Questão 4 – Identifique a passagem em que se percebe o convite direto para a leitura da obra:

a) “Você tem medo?”.

b) “Rita também tem, mas perdeu todos vivendo uma grande aventura!”.

c) “O tal relógio era mágico e transportou a menina para uma terra de fantasia.”.

d) “E você, vai ler para crer?”.

 

Questão 5 – “Desses que fazem tic-tac, tic-tac, sabe?”. A expressão destacada é um exemplo de:

a) interjeição

b) onomatopeia

c) substantivo

d) metáfora

 

Questão 6 – “A casa ficava no interior e a menina, apesar de gostar muito da avó, não gostou nada da ideia. Mesmo assim, foi.”. O segundo período estabelece com o primeiro a relação de:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: