Interpretação de texto: Vejo logo aprendo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o aprendizado dos animais. Eles aprendem, por exemplo, ao observar como os seus pais e os outros bichos da sua espécie agem. Vamos entender melhor esse interessante assunto? Então, leia com atenção o texto “Vejo, logo aprendo”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Vejo, logo aprendo

    Os animais aprendem, por exemplo, ao observar como os seus pais e os outros bichos da sua espécie agem. Ou tentando fazer algo por conta própria. Nesse caso, erram várias vezes até acertar e entender como se faz! Existem até animais que são capazes de raciocinar e resolver problemas!

    Quer exemplos? O mandarim macho – uma pequena ave de bico laranja –, por exemplo, aprende a cantar ouvindo o canto do pai e copiando as notas que ele entoa.

    Patos e gansos recém-nascidos, por sua vez, seguem a mãe quando ela sai do ninho, andando em fila, um atrás do outro. […]

    Os chimpanzés que vivem na Costa do Marfim, no sul da África, são mestres na arte de quebrar nozes – e de comer o que tem dentro delas, claro! O interessante é que eles usam paus e pedras como instrumentos para abri-las sob o olhar atento dos jovens chimpanzés. Eles comem com gosto o pedaço de noz que recebem da mãe e logo tentam abrir a noz, imitando-a. Às vezes, erram. Então, batem com os paus ou pedras nos dedos. Ui! A boa notícia, no entanto, é que eles logo pegam o jeito, abrem as nozes por conta própria e se deliciam-se com esses frutos.

    É comum pensarmos que apenas o ser humano sabe usar instrumentos, mas a história, na verdade, é diferente. Os chimpanzés da Costa do Marfim comprovam isso! Eles também mostram, assim como todos os outros animais que citamos aqui, que os bichos têm capacidades incríveis, seja porque, digamos, nasceram sabendo ou porque tiveram de ir à escola da vida para aprender.

César Ades. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 276.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem:

“Existem até animais que são capazes de raciocinar e resolver problemas!”

O autor usou o ponto de exclamação para exprimir o sentimento de:

(     ) alívio com os fatos citados.

(     ) alegria com os fatos citados.

(     ) admiração com os fatos citados.

 

Questão 2 – Em “O mandarim macho – uma pequena ave de bico laranja […]”, o trecho sublinhado tem fim:

(     ) explicativo.

(     ) conclusivo.

(     ) comparativo.

 

Questão 3 – Grife a seguir a palavra que expressa uma opinião do autor do texto:

“O interessante é que eles usam paus e pedras como instrumentos […]”

 

Questão 4 – Na parte “[…] abri-las sob o olhar atento dos jovens chimpanzés.”, “las” refere-se:

(     ) às nozes.

(     ) às pedras.

(     ) a nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 5 – No fragmento “Eles comem com gosto o pedaço de noz que recebem da mãe […]”, pode-se afirmar que “com gosto” indica:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No segmento “A boa notícia, no entanto, é que eles logo pegam o jeito […]”, a expressão destacada é um exemplo da linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 7 – No trecho “[…] abrem as nozes por conta própria e se deliciam-se com esses frutos.”, o autor expõe ações:

(     ) dos patos.

(     ) dos gansos.

(     ) dos chimpanzés que vivem na Costa do Marfim.

 

Questão 8 – Na frase “Os chimpanzés da Costa do Marfim comprovam isso!”, o vocábulo grifado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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