Interpretação de texto: Um dia de cão – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o livro “Um Dia, um Cão”.  Segundo a autora do texto, a história começa com um cão sendo abandonado numa estrada. O carro para e joga o cachorro para fora. Ficou comovido (a) com o cãozinho e quer saber o desenrolar da história? Então, não deixe de ler o texto Um dia de cão! Logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Um dia de cão

    Não precisa ter cachorro para se comover com o livro Um Dia, um Cão, que acaba de ser lançado pela Editora 34, depois de fazer sucesso no mundo inteiro. A história começa com um cão sendo abandonado numa estrada. O carro para e joga o cachorro para fora. Coitado. Ele não se deixa vencer e corre o máximo que pode para alcançar o automóvel, como se isso fosse o devolver para a família. Mas não vai. Tem muita gente no mundo que não tem dó de abandonar um bichinho na rua, um amigo.

    O cão dessa história uma hora se cansa. Não corre mais. Mas não desiste. Ele vai usar o faro para tentar voltar para casa. Só que, distraído com a tarefa, ele atravessa a rua e provoca um baita acidente de carro. Uma batida, uma explosão. Ele parece ficar preocupado. Mas o que fazer? Ele segue adiante. Sozinho na estrada mais uma vez, ele se desespera, uiva. Anda muito até encontrar uma cidade. E depois de ser muito maltratado, ele encontra um menino. Será um novo dono? Ou ele reencontrou seu antigo?

    Não sei, ninguém sabe. O livro da artista belga Gabrielle Vincent pode ser interpretado como você quiser. Com poucos traços em grafite no papel branco, Gabrielle (que na verdade se chama Monique Martin e morreu no ano 2000) se preocupa mais em dar emoção aos seus desenhos do que atrapalhar sua imaginação. É tudo lindo: a ilustração, a ideia, o cachorro. Cabe a você acompanhar a jornada desse cachorro. Sozinho na história, sozinho nas páginas. Mas junto com você, o leitor.

 Aryane Cararo. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

(     ) incentivar a adoção de um cão.

(     ) divulgar um livro sobre um cão.

(     ) criticar quem abandona um cão.

 

Questão 2 – Quem escreveu o texto acima?

(     ) Gabrielle Vincent.

(     ) Monique Martin.

(     ) Aryane Cararo.

 

Questão 3 – Aponte o fato que motivou a história “Um Dia, um Cão”:

(     ) um cão reencontra o seu antigo dono.

(     ) um cão é abandonado em uma estrada.

(     ) um cão provoca um grave acidente de carro.

 

Questão 4 – Observe a palavra “para” empregada duas vezes neste trecho:

“Ele vai usar o faro para tentar voltar para casa.”

 

Pode-se afirmar que a palavra “para” expressa, respectivamente, as ideias de:

(     ) causa e origem.

(     ) conclusão e lugar.

(     ) finalidade e destino.

 

Questão 5 – Na frase “E depois de ser muito maltratado, ele encontra um menino.”, o vocábulo “muito” desempenha a função de:

(     ) explicar.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 6 – Na parte “O livro da artista belga Gabrielle Vincent pode ser interpretado como você quiser.”, a autora usou a palavra “como” para:

(     ) indicar modo.

(     ) dar um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 7 – No período “Sozinho na história, sozinho nas páginas. Mas junto com você, o leitor.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 8 – A autora do texto avalia o livro “Um Dia, um Cão” na passagem:

(     ) “O cão dessa história uma hora se cansa.”

(     ) “Sozinho na estrada mais uma vez, ele se desespera, uiva.”

(     ) “É tudo lindo: a ilustração, a ideia, o cachorro.”

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: