Interpretação de texto: Um cetáceo ameaçado – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a toninha. Segundo o autor do texto, ela é uma prima bem pequena das baleias, dos botos e dos golfinhos. É isso mesmo: a toninha é um mamífero aquático – um cetáceo, como preferem chamar os pesquisadores. Vamos conhecer melhor a toninha? Para tanto, leia com atenção o texto Um pequeno cetáceo ameaçado! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Um pequeno cetáceo ameaçado

    Ela é uma prima bem pequena das baleias, dos botos e dos golfinhos. É isso mesmo: a toninha é um mamífero aquático – um cetáceo, como preferem chamar os pesquisadores. Ela não se aventurava muito além da costa e dificilmente ultrapassa os 40 metros de profundidade no mar. Embora nade em águas rasas, avistar uma toninha é coisa rara, porque ela corre sério risco de extinção.

    O cardápio da toninha inclui peixes bem pequenos e lulas. Mas, ao que tudo indica, seu prato favorito é o camarão, que captura no fundo lamacento do mar com seu longo focinho cheio de dentes afiados.

    A gestação da toninha dura cerca de 11 meses. Nasce apenas um filhote por vez, medindo de 70 a 80 centímetros de comprimento. As mamães toninhas são muito zelosas com seus filhotes. Estão sempre por perto para protegê-los do ataque de predadores naturais, como os tubarões e as enormes orcas.

    Mas há outro grande perigo no mar para as toninhas: as redes de pesca. Pelo fato de ser uma mamífero, a toninha precisa subir à tona para respirar e, ao fazer isso, acaba presa às redes, de onde costumam sair muito feridas ou mesmo mortas.

    O lixo jogado no litoral por navios que aportam em marinas e, também, por estaleiros – indústrias que constroem navios – pioram mais ainda as condições de vida da toninha.

    Por essas razões, foi criado o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha. Os pesquisadores e os governantes se aliaram para tomar medidas urgentes para salvar a espécie. Você também pode ajudar! Procure conhecer um pouco mais sobre os hábitos desse simpático animal e colabore para que o mar esteja sempre limpo.

Salvatore Siciliano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 230. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Um pequeno cetáceo ameaçado”, o texto refere-se:

(     ) ao boto.

(     ) à toninha.

(     ) ao golfinho.

 

Questão 2 – De acordo com o autor do texto, “avistar uma toninha é coisa rara”. Explique:

 R:

 

Questão 3 – Aponte o alimento preferido das toninhas:

(     ) “lulas”.

(     ) “camarão”.

(     ) “peixes bem pequenos”.

 

Questão 4 – O que significa dizer que “as mamães toninhas são muito zelosas com seus filhotes”?

(     ) Significa dizer que as mamães toninhas são muito ocupadas com seus filhotes.

(     ) Significa dizer que as mamães toninhas são muito cuidadosas com seus filhotes.

(     ) Significa dizer que as mamães toninhas são muito compreensivas com seus filhotes.

 

Questão 5 – Identifique o fato que, segundo o autor do texto, mais ameaça a vida das toninhas:

(     ) “as redes de pesca”.

(     ) “o lixo jogado no litoral”.

(     ) “os predadores naturais”.

 

Questão 6 – Em “[…] ao fazer isso, acaba presa às redes […]”, o termo “isso” refere-se a quê?

R:

 

Questão 7 – O adjetivo destacado exprime uma opinião do autor no trecho:

(     ) “[…] com seu longo focinho cheio de dentes afiados.”

(     ) “[…] predadores naturais, como os tubarões e as enormes orcas.”

(     ) “Procure conhecer um pouco mais sobre os hábitos desse simpático animal […]”

 

Questão 8 – O trecho “indústrias que constroem navios”:

(     ) define “estaleiros”.

(     ) caracteriza “estaleiros”.

(     ) complementa “estaleiros”.

 

Questão 9 – No segmento “[…] colabore para que o mar esteja sempre limpo.”, o autor:

(     ) faz um apelo.

(     ) dá uma ordem.

(     ) levanta uma hipótese.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: