Interpretação de texto: Todo mundo é igual – 5º ano

   Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quinto ano. Para esta interpretação de texto utilizamos o texto “Todo mundo é igual”, este texto faz o aluno pensar a respeito do preconceito e da igualdade entre as pessoas.

   Esta atividade de português está disponível para download em Word (atividade que pode ser editada) e em PDF (pronto para imprimir), você pode baixar também a atividade com as respostas.

 

   Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                 DATA:

PROF:                                                      TURMA:

NOME:

Todo mundo é igual

   Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos.

   Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa direito.

   Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele? Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele? Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais?

   É isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos!

   E do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem pior. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos.

   A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.

   (…)

   Mas isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por quê? Porque, apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos!

   E os seres humanos têm os mesmos direitos.

Todo mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara. São Paulo: Escala Educacional, 2004

 

Compreensão de texto

1)    Qual é o título do texto?

 

2)    Quem é o autor do texto?

 

3)    Qual é o tema principal do texto?

 

4)    As pessoas são fisicamente iguais? Justifique sua resposta.

 

5)    Podemos considerar que uma pessoa seja melhor do que outra? Justifique sua resposta.

 

6)    É certo maltratar as pessoas que tem necessidades especiais? Justifique sua resposta.

 

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: