Interpretação de texto: Terra – O Planeta da Vida – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. As variadas questões referem-se ao texto Terra: o Planeta da Vida. A atividade conduz os estudantes ao aprimoramento de diferentes habilidades de leitura. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Terra: o Planeta da Vida

    Até o momento, não se conhece nenhum outro lugar do universo, além da Terra, que reúna condições para a existência de vida. As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições.

    O crescimento constante da população e o consequente aumento do consumo vêm causando a destruição progressiva dos recursos disponíveis e modificando rapidamente o ambiente.

    A maioria dos seres vivos só se utiliza daquilo que realmente precisa para subsistir. O homem não, pois com seus instrumentos e máquinas é capaz de multiplicar infinitamente o trabalho que seria feito por um só indivíduo. Assim, ele se apropria intensiva e rapidamente dos recursos e rompe o equilíbrio frágil e extremamente complexo da natureza. Desse modo, prejudica os demais seres vivos, ocasionando, muitas vezes, sua total destruição.

    O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas da Terra já foram, e continuam sendo, ocupadas sem planejamento e exploradas de modo inadequado. Se continuarmos a agir assim, esgotando os recursos da natureza, em pouco tempo só restarão na Terra ambientes impróprios para a vida e sem possibilidade de recuperação.

    Mas uma espécie como a nossa, capaz de realizações magníficas no campo das artes, das ciências e da filosofia, deverá saber organizar-se e encontrar soluções adequadas para garantir sua permanência na Terra.

MATTOS, Neide Simões de et al. “Nós e o ambiente”. São Paulo: Scipione, 1990. p.8-9. (O Universo da Ciência).

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o propósito de:

a) formar uma opinião no leitor.

b) entreter o leitor.

c) informar o leitor.

d) emocionar o leitor.

 

Questões 2 – Aponte as causas, segundo o texto, da contínua modificação do ambiente:

R:

 

Questão 3 – “As atividades humanas no nosso planeta, porém, têm reduzido cada vez mais essas condições.”. A que condições o texto se refere?

R:

 

Questão 4 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:

a) “Até o momento, não se conhece nenhum outro lugar do universo […]”

b) “A maioria dos seres vivos só se utiliza daquilo que realmente precisa para subsistir.”

c) “O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas […]”

d) “Se continuarmos a agir assim, esgotando os recursos da natureza […]”

 

Questão 5 – Pela leitura do último parágrafo do texto, podemos concluir que o autor, em relação ao tema abordado, mostra-se:

a) pessimista

b) receoso

c) esperançoso

d) indiferente

 

Questão 6 – O texto foi construído em uma linguagem:

a) culta

b) informal

c) técnica

d) científica

 

Questão 7 – No trecho “[…] rompe o equilíbrio frágil e extremamente complexo da natureza.”, o advérbio “extremamente” intensifica o sentido de um:

a) substantivo

b) adjetivo

c) verbo

d) advérbio

 

Questão 8 – No segmento “O número de habitantes do planeta, porém, cresce sem parar, e muitas áreas produtivas […]”, a conjunção em destaque estabelece uma relação de:

a) explicação

b) conclusão

c) comparação

d) adversidade

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: