Interpretação de texto: Tartarugas lá embaixo – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre Tartarugas até lá embaixo. Vamos saber mais a respeito desse livro, escrito pelo autor de A culpa é das estrelas? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                           DATA:

PROF:                                                                                TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Tartarugas até lá embaixo

    Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo.

    A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

    Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) “A culpa é das estrelas”.

(     ) “Tartarugas até lá embaixo.”

(     ) “Star Wars”.

 

Questão 2 – Releia esta passagem do texto:

“A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido […]”

Nessa passagem, o autor do texto:

(     ) interpela a personagem Aza Holmes.

(     ) apresenta a personagem Aza Holmes.

(     ) caracteriza a personagem Aza Holmes.

 

Questão 3 – O que significa “uma polpuda recompensa em dinheiro”?

(     ) Significa “uma grande recompensa em dinheiro”.

(     ) Significa “uma duvidosa recompensa em dinheiro”.

(     ) Significa “uma surpreendente recompensa em dinheiro”.

 

Questão 4 – No trecho “[…] enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).”, a palavra destacada exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – No texto acima, “TOC” é:

(     ) uma sigla.

(     ) uma interjeição.

(     ) uma onomatopeia.

 

Questão 6 – Na parte “[…] Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.”, o vocábulo “o” equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 7 – Em “Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis […]”, o autor do texto:

(     ) avalia o livro.  

(     ) conta um trecho do livro.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro.

 

Questão 8 – No segmento “[…] que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados […]”, o termo “e” foi empregado para indicar:

(     ) a soma de ideias.

(     ) o contraste de ideias.

(     ) a alternância de ideias.

 

Questão 9 – Podemos concluir que o objetivo do texto é:

(     ) noticiar.

(     ) divulgar.

(     ) fazer refletir.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: