Interpretação de texto: Sou contra a redução da maior idade penal – 1º ano do Ensino Médio

    Atividade de interpretação de texto destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, visando ao estudo do gênero de texto artigo de opinião. O artigo utilizado é “Sou contra a redução da maior idade penal”. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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Leia este artigo de opinião e, em seguida, responda às questões propostas:  

 

Sou contra a redução da maioridade penal

Renato Roseno

    A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu uma fogueira: a redução da idade penal. Algumas pessoas defendem a ideia de que a partir dos dezesseis anos os jovens que cometem crimes devem cumprir pena em prisão. Acreditam que a violência pode estar aumentando porque as penas que estão previstas em lei, ou a aplicação delas, são muito suaves para os menores de idade. Mas é necessário pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
    Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento, que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
    Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso sistema penal como está não melhora as pessoas.
    O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
    Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
    Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.

Renato Roseno é advogado, coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca – Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced).

 

Questões

 

1) Quais são as atividades profissionais exercidas pelo autor do artigo? Com qual objetivo, elas foram citadas?

 

2) De acordo com o artigo, qual é o argumento daqueles que defendem a redução da maioridade penal?

 

3) Releia:

“Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.”. Identifique duas palavras que poderiam ser colocadas no lugar de “violaram”, sem interferência no sentido da frase: 

 

4) São opiniões defendidas por Renato Roseno em seu artigo, EXCETO:

a) A aplicação de medidas mais repressivas, no combate aos crimes, ao contrário do que muitos pensam, acaba por  gerar mais violência.

b) Ele se mostra contra a redução da maioridade penal, porque defende a ideia de que os menores de idade não devem ser responsabilizados pelos seus atos infracionais.

c) Manter, juntos, adolescentes e adultos no mesmo sistema penal, não diminuirá a violência, já que o sistema penal brasileiro, na forma como se encontra, não melhora os indivíduos.

d) É fundamental, principalmente, que se valorize a vida em todas as suas formas, por meio de um projeto ético e político de sociedade.

 

5) São características assumidas pelo gênero de texto artigo de opinião, EXCETO:

a) O tema, nele abordado, geralmente é polêmico.

b) O autor apresenta, nesse gênero, opiniões contrárias em relação ao tema debatido.

c) O autor expõe o seu ponto de vista sobre o tema, argumentando, de modo a convencer o leitor da opinião que ele defende.

d) O autor informa, nesse gênero, a respeito de um fato ocorrido, de interesse público.        

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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