Interpretação de texto: Santos Dumont – Um mineiro cheio de talento – 1º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Santos Dumont – um mineiro cheio de talento“, indicada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Mergulhe na história do “pai da aviação”. A atividade compõe-se de variadas questões que possibilitam o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura. Pratique!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Santos Dumont: um mineiro cheio de talento

    Vocês sabem quem é o “pai da aviação”? Pois saibam que ele é um inventor nascido em Minas Gerais, chamado Alberto Santos Dumont.

    A paixão de Santos Dumont pela aviação vem desde criança, quando ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam. A maior dúvida do inventor era: “Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?”.

    Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Em 1906, ele tentou um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!

    Na França, uma multidão de curiosos viu seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de 60 metros.

    Santos Dumont também inventou o relógio de pulso ― uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de voo.

    Na época em que Santos Dumont estudava uma maneira de voar, também foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos.

Disponível em: http://www.otempo.com.br/cmlink/o-tempinho.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

a) destacar a importância da aviação.

b) contar a trajetória do “pai da aviação”.

c) apresentar as grandes conquistas da humanidade.

d) narrar o surgimento do primeiro avião: o 14-BIS.

 

Questão 2 – Todos as formas pronominais foram utilizadas para a retomada a Santos Dumont, exceto:

a) ele

b) seu

c) dele

d) o

 

Questão 3 – O segmento “Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?” foi colocado entre aspas porque:

a) indica uma forma recorrente no gênero “notícia”.

b) sinaliza um questionamento.

c) destaca a utilização de uma metáfora.

d) é uma citação de autoria alheia.

 

Questão 4 – “Santos Dumont também inventou o relógio de pulso ― uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de voo.”. O travessão foi utilizado para a indicação de:

a) uma explanação

b) uma enumeração

c) alguns exemplos

d) uma citação

 

Questão 5 – Assinale a alternativa em que o elemento destacado tem o seu valor semântico corretamente identificado nos parênteses:

a) “[…] quando ele observava os passarinhos […]”. (afetividade)

b) “[…] para tentar entender como eles voavam.”. (comparação)

c) “[…] voar com um aparelho mais pesado que o ar!”. (restrição)

d) “[…] para controlar melhor o tempo de voo.”. (finalidade)

 

Questão 6 – “Vocês sabem quem é o “pai da aviação”? Pois saibam que ele é um inventor nascido em Minas Gerais, chamado Alberto Santos Dumont.”. O segundo período estabelece com o primeiro uma relação de:

a) adversidade

b) explicação

c) concessão

d) conclusão

 

Questão 7 – Assinale a alternativa em que se percebe a utilização de uma figura de linguagem:

a) “Santos Dumont: um mineiro cheio de talento”.

b) “A paixão de Santos Dumont pela aviação vem desde criança […]”.

c) “Na França, uma multidão de curiosos viu seu primeiro avião […]”.

d) “foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos.”.

 

Questão 8 – “[…] Santos Dumont pela aviação e o encaminhou […]”. Indique termos que possam substituir o verbo evidenciado:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: