Interpretação de texto: Raposa-do-campo – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto do ensino fundamental, sobre a raposa-do-campo. Ela chama a atenção pelos olhos atentos e curiosos. Vamos conhecer melhor esse animal? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Raposa-do-campo é único canídeo brasileiro exclusivo do Cerrado

Espécie pode ser confundida com o cachorro-do-mato e o graxaim-do-campo.

    Dona de pelagem que varia do amarronzado ao cinza, a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus) chama a atenção pelos olhos atentos e curiosos. É considerada a única espécie brasileira de canídeo endêmica do Cerrado, ou seja, ela não ocorre em nenhum outro lugar do mundo. Trata-se de um dos menores cachorros selvagens do país, com comprimento médio de 60 centímetros e peso entre dois e quatro quilos.

    Olhando de longe, a raposinha pode ser facilmente confundida com o cachorro-do-mato ou com o graxaim-do-campo. Para diferenciá-la das outras espécies, repare no formato de sua cabeça, focinho e peito, mais estreitos e menores. Assim como outras espécies de seu gênero, possui cauda com ponta enegrecida e base mais escura.

    É uma espécie onívora, com dieta composta por cupins, besouros, gafanhotos, e, dependendo da época do ano, come frutos silvestres e pequenos mamíferos […] O animal pode ser visto em atividade principalmente ao final da tarde, quando está mais ativo, e ao amanhecer.

    Uma curiosidade sobre as raposas-do-campo é que elas são solitárias e monogâmicas. Criam pares reprodutivos durante o acasalamento, que permanecem unidos durante a criação da prole. A gestação dura aproximadamente 50 dias e cada ninhada dá origem de dois a cinco filhotes. As fêmeas amamentam a cria até os 4 meses de vida.

Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/6492-raposa-do-campo-e-o-unico-canideo-brasileiro-exclusivo-do-cerrado>. Publicado em: 23 de março de 2022. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Trata-se de um dos menores cachorros selvagens do país, com comprimento médio de 60 centímetros e peso entre dois e quatro quilos.”

O texto refere-se:

(     ) à raposa-do-campo.

(     ) ao cachorro-do-mato.

(     ) ao graxaim-do-campo.

 

Questão 2 – Em “Para diferenciá-la das outras espécies, repare no formato de sua cabeça, focinho e peito, mais estreitos e menores.”, o texto:

(     ) alerta.

(     ) orienta.

(     ) ordena.

 

Questão 3 – Na parte “Assim como outras espécies de seu gênero, possui cauda com ponta enegrecida e base mais escura.”, a expressão sublinhada:

(     ) introduz uma causa.

(     ) aponta uma condição.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] dependendo da época do ano, come frutos silvestres e pequenos mamíferos […]”, o termo “e” indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – No segmento “O animal pode ser visto em atividade principalmente ao final da tarde, quando está mais ativo, e ao amanhecer.”, o vocábulo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “especialmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a raposa-do-campo está mais ativa:

(     ) ao amanhecer.

(     ) ao final da tarde.

(     ) ao amanhecer e ao final da tarde.

 

Questão 7 – Observe:

“A gestação dura aproximadamente 50 dias e cada ninhada dá origem de dois a cinco filhotes.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: