Interpretação de texto: Quiabo – 8º ano

    Interpretação de texto, indicada aos estudantes do oitavo ano ano do ensino fundamental, com vistas ao estudo da notícia que trata de um importante alimento, presente em diversificados pratos típicos do Brasil: o quiabo

    Você pode fazer o download desta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Quiabo

    Bastante popular na mesa dos brasileiros, o quiabo passou a fazer parte da culinária brasileira ainda na época da escravidão e logo foi incorporado a nossa alimentação. Hoje, já é ingrediente indispensável em muitos pratos típicos de diversas regiões do país. Quem não conhece o caruru, quiabo cozido com camarão seco? Ou o frango com quiabo e, ainda, o refogado de carne com quiabo, pratos tipicamente mineiros?

Disponível em: http://migre.me/acoi9. (Fragmento) 

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) instruir no preparo do refogado de quiabo com carne.

b) apresentar as propriedades nutritivas do quiabo.

c) divulgar a culinária mineira, sobretudo, no que se refere ao prato “caruru”.

d) informar sobre a origem e a presença do quiabo no Brasil.

 

Questão 2 – Em “Quem não conhece o caruru, quiabo cozido com camarão seco?”, a vírgula introduz:

a) um complemento nominal

b) um vocativo

c) um predicativo do sujeito

d) um aposto

 

Questão 3 – Identifique o elemento que substitui a palavra-chave “quiabo”:

R:

 

Questão 4 – O quiabo “foi incorporado a nossa alimentação”. Então, ele foi:

a) aprimorado em nossa alimentação.

b) resgatado por nossa alimentação.

c) introduzido em nossa alimentação.

d) reconhecido em nossa alimentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: