Interpretação de texto: Projeto Compostar – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Projeto Compostar. Qual o objetivo desse projeto desenvolvido no Distrito Federal? Transformar o lixo orgânico em adubo! Muito importante, não? Vamos saber mais a respeito do Compostar? Para tal, leia com atenção o texto e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Projeto transforma lixo orgânico em adubo no DF; participantes ganham uma muda de hortaliça

    Muito se fala sobre o lixo seco, aquele que de maneira geral é de difícil decomposição na natureza, sendo a reciclagem uma alternativa sustentável.

    Mas você já parou para pensar para onde vai o lixo orgânico?

    Aquele de origem biológica, derivado de um ser vivo animal ou vegetal?

    Essa pergunta motivou o morador de Brasília Lucas Moya a pensar e colocar em prática o projeto Compostar – pioneiro na capital federal na coleta e reciclagem dos resíduos orgânicos.

    Lucas explica que metade do lixo gerado, não apenas em Brasília como no Brasil, é orgânico e provoca efeitos que, muitas vezes, não têm a devida atenção.

    Segundo Lucas, a ideia da compostagem é controlar e otimizar a decomposição para que ela ocorra da forma mais rápida possível, sem impacto ao meio ambiente, transformando lixo orgânico em adubo.

    Os participantes do projeto pagam uma mensalidade fixa por residência. No caso de estabelecimentos comerciais, o valor vai depender da quantidade de lixo produzida no local.

Disponível em: <http://radioagencianacional.ebc.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:

(     ) um conto

(     ) uma notícia

(     ) um artigo de opinião

 

Questão 2 – No texto lido, o autor define “lixo seco” e “lixo orgânico”. Identifique essas definições:

 

 

Questão 3 – Na passagem “Essa pergunta motivou o morador de Brasília Lucas Moya a pensar e colocar em prática o projeto Compostar […]”, a que pergunta o texto se refere?

 

Questão 4 – Releia esta parte do texto:

“[…] o projeto Compostar – pioneiro na capital federal na coleta e reciclagem dos resíduos orgânicos.”

 

Nessa parte do texto, o autor:

(     ) avalia o projeto Compostar.

(     ) apresenta o projeto Compostar.

(     ) caracteriza o projeto Compostar.

 

Questão 5 – No segmento “Lucas explica que metade do lixo gerado, não apenas em Brasília como no Brasil […]”, a palavra “como” indica:

(     ) causa

(     ) adição

(     ) comparação

 

Questão 6 – O processo de compostagem, desenvolvido pelo projeto Compostar, objetiva:

(     ) transformar o lixo orgânico em adubo.

(     ) tornar a decomposição do lixo orgânico mais rápida.

(     ) reduzir os efeitos provocados pelo lixo orgânico no meio ambiente.

 

Questão 7 – Em “Os participantes do projeto pagam uma mensalidade fixa por residência.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) uma ação dos participantes do projeto.

(     ) um estado dos participantes do projeto.

(     ) uma característica dos participantes do projeto.

 

Questão 8 – No trecho “[…] o valor vai depender da quantidade de lixo produzida no local.”, a expressão verbal grifada equivale ao verbo:

(     ) “dependeu”

(     ) “depende”

(     ) “dependerá”

 

Questão 9 – O texto lido foi construído com base:

(     ) em uma entrevista.

(     ) em uma pesquisa científica.

(     ) em uma experiência pessoal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: