Interpretação de texto: Primatas ameaçados de extinção – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sexto ano, sobre os primatas ameaçados de extinção. Onde eles estão? O que pode levar os primatas à extinção? Informe-se, lendo atentamente o texto e, na sequência, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia atentamente o texto abaixo. Logo após, responda às questões propostas:

Brasil tem o maior número de primatas ameaçados de extinção

    Um estudo internacional, reunindo 72 especialistas, concluiu que grande parte das 439 espécies de primatas conhecidas no mundo corre algum risco de ser extinta por causa da ação humana. O problema é maior para as espécies que habitam os países com maior quantidade delas: Brasil (102 espécies), Madagascar (100 espécies), Indonésia (48 espécies) e República Democrática do Congo (36 espécies).

    Ao analisar a distribuição das áreas protegidas e a distribuição das espécies de primatas em cada um desses quatro países, os pesquisadores descobriram que muitas delas não têm segurança adequada nos locais onde vivem.

    A pesquisa também avaliou os tipos de ameaça que os macacos sofrem nos quatro países. Um dos principais problemas é a perda de habitat (o local onde vivem), o que ocorre principalmente no Brasil, em Madagascar e na Indonésia. Já no Congo, o problema mais grave é a caça.

    Algumas das outras causas que contribuem para a ameaça aos primatas são: doenças, crescimento da população de seres humanos, mudanças climáticas e o comércio ilegal desses animais como bichos de estimação.

Os primatas no Brasil

    Em nosso país, existem hoje 35 espécies de primatas ameaçadas de extinção. Entre elas estão quatro espécies de micos-leões e duas de muriquis. E ainda há algumas espécies classificadas como criticamente ameaçadas de extinção, como o sagui-de-coleira e o cuxiú-preto.

“Jornal Joca”. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

a) uma notícia sobre a extinção dos primatas.

b) um artigo científico sobre a extinção dos primatas.

c) uma crônica sobre a extinção dos primatas.

d) um artigo de opinião sobre a extinção dos primatas.

 

Questão 2 – Identifique o fato que motivou a escrita do texto:

R.

 

Questão 3 – Em “[…] a perda de habitat (o local onde vivem) […]”, a informação nos parênteses tem a função de:

a) definir o termo “habitat”.

b) avaliar o termo “habitat”.

c) criticar o termo “habitat”.

d) contrapor o termo “habitat”.

 

Questão 4 – Segundo o texto, a caça aos primatas ocorre principalmente:

a) no Brasil

b) em Madagascar

c) na Indonésia

d) no Congo

 

Questão 5 – O texto apontou, além da perda do habitat e da caça, as demais causas que ameaçam a vida dos primatas. Cite-as:

R.

 

Questão 6 – No parágrafo que encerra o texto, o vocábulo “elas” retoma:

R.

 

Questão 7 – Na passagem “E ainda há algumas espécies classificadas como criticamente ameaçadas de extinção […]”, o termo sublinhado indica a ideia de:

a) adição

b) condição

c) explicação

d) adversidade

 

Questão 8 – No trecho “[…] como o sagui-de-coleira e o cuxiú-preto.”, a palavra “como” introduz:

a) uma conclusão

b) uma comparação

c) uma finalidade

d) uma exemplificação

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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