Atividade de português: Sinais de pontuação – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os sinais de pontuação. Ponto final, ponto de exclamação, dois-pontos, reticências, vírgula… Vamos estudá-los? Então, responda às variadas questões baseadas no texto Marcado para bater, escrito por Neusa Sorrenti! Você saberia, por exemplo, colocar as vírgulas em “E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”? Vamos ao desafio?

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Marcado para bater

    Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.

    Ganhei uma bicicleta que era o meu sonho. Foi só subir e bater. Atropelei a placa do jardim da igreja matriz: NÃO APANHE FLORES.

    Fiquei um tempo contundido, mancando da perna esquerda, ressabiado. Tentava arranjar um jeito de melhorar a musculatura e meu senso de direção. E o tempo foi passando…

    Inventei de praticar halterofilismo, usando umas barras de ferro que encontrei na garagem. Dessa vez faço ginástica sem pagar academia.

    Saí do meu quarto com o invento magnífico, que eu havia limpado e fui treinar no quintal, onde havia sombra e água fresca. Não deu outra. Passando pela sala, senti um calafrio. Crás! Fui bater as benditas barras na fruteira antiga de minha mãe, que foi herdada da vovó, que herdou a formosura da peça de uma tia pirracenta…

    Nessa tarde ensolarada, só Deus sabe, foi um rosário de lágrimas que não acabava mais. E revirava a casa, procurando a cola, a fita crepe. E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.

SORRENTI, N. “Marcado para bater”. Belo Horizonte: Ed.Lê, 1997. p. 4-8. (Fragmento).

 

Questões

 

Questão 1 – Em “Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.”, o ponto final fecha um período que contém:

a) uma oração

b) duas orações

c) três orações

d) nenhuma oração

 

Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos desempenham o papel de:

a) apresentar uma citação.

b) indicar uma enumeração.

c) introduzir uma explicação.

d) anunciar uma fala do narrador.

 

Questão 3 – O ponto de exclamação foi usado depois da expressão “Crás!”, cuja pronúncia imita o som de uma batida. Essa expressão é chamada de:

a) hipérbole

b) sinestesia

c) metonímia

d) onomatopeia

 

Questão 4 – Na passagem “E o tempo foi passando…”, as reticências sinalizam:

a) o encadeamento da ideia.

b) a continuação do fato.

c) a interrupção do pensamento.

d) a interpelação feita pelo narrador.

 

Questão 5 – Na parte “[…] fui treinar no quintal, onde havia […]”, a vírgula antecede um pronome:

a) indefinido que retoma no “quintal”.

b) pessoal que retoma “no quintal”.

c) relativo que retoma “no quintal”.

d) demonstrativo que retoma “no quintal”.

 

Questão 6 – Em “Nessa tarde ensolarada, só Deus […]”, a vírgula separa um adjunto adverbial:

a) que indica tempo.

b) que indica lugar.

c) que indica modo.

d) que indica intensidade.

 

Questão 7 – Na frase “E revirava a casa, procurando a cola […]”, a vírgula antecede um verbo:

a) na forma de particípio.

b) na forma de infinitivo pessoal.

c) na forma de gerúndio.

d) na forma de infinitivo impessoal.

 

Questão 8 – O último período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Assinale a alternativa em que elas foram empregadas corretamente:

a) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”

b) “E a tal fruteira, ou melhor, ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.”

c) “E a tal fruteira ou melhor, ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”

d) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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